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quarta-feira, 23 de julho de 2008

Drift: Parte II - Settings

drift

Settings
Antes de começar a tentar fazer Drift, é preciso saber algumas coisas muito importantes.

1º - Não é qualquer tipo de carro que pode ser modificado para fazer Drift. Somente os carros 4WD, RR, FR e MR são compatí­veis com este tipo de direção. Os carros FF e AWD ficam de fora, pois para fazer drift, é necessário que as rodas de trás do carro tenham tração.

Curiosidades: -É possível fazer algo parecido com drift com carros FF e AWD, mas o ato não é chamado de Drift e sim power-slide.

Tambem existe algo semelhante ao drift com motos, se chama Supermotard.

2º - Explorando os equipamentos do Tuning Shopa6_drivetrain_header
Cada carro possui certos equipamentos que podem ser compradas no Tuning Shop do Fabricante ou o Tune Shop encontrado na tela principal do jogo.
Como todos sabem Gran Turismo sempre possuiu a possibilidade de poder configurar as peças do carro.

E para melhorar o desempenho do carro ao fazer Drift você deverá conhecer um pouco mais sobre os equipamentos que podem ser adquiridos e assim fazer seguramente o seu acerto.


Suspensão
Comprar: Full Customize
A suspensão é responsável por uma série de fatores importantíssimos para a pratica de drift, ela faz a distribuição do peso do carro, do centro de gravidade, do impacto que o carro recebe em pistas com ondulações e pelo ângulo das rodas. Influenciando assim na resposta do carro nas curvas. Se você não ajustar bem cada item, seu carro não responderá da forma adequada.

É Bobeira dizer que pode se usar um acerto médio para cada carro, cada carro é um caso e exigem regulagens diferentes!

E30_front_suspension_diagram

Spring Rate
Aqui você ajusta as molas dos amortecedores do carro, que são peças que controlam a distribuição do peso. O lado com o valor maior receberá mais peso. Então deixe a frente do carro (Front) com o peso igual ou maior do valor de traz (Rear), isso fará com que o efeito pêndulo seja feito com a traseira do seu carro, o que trará um controle melhor nas curvas.
Ride Height
Aqui você pode regular a altura da mola do carro, alterando, assim, a altura do carro e suas propriedades aerodinâmicas. Quanto mais baixos são os valores mais ajudam a manter a aderência nas curvas e assim melhoram o centro de gravidade do veí­culo. Um valor reduzido fará com que haja uma resposta de esterção menor, o que facilita o piloto a recuperar o controle do carro depois de uma curva feita de lado.
Shocks Bounds/Rebounds
Estes são responsáveis por absorver os impactos causados por ondulações e outros fatores da pista, estas peças trabalham em conjunto com as molas dos amortecedores. Estas peças evitam que o carro fique balançando sem parar quando passa por uma pista com o piso desnivelado. A melhor regulagem para driftar é deixar as rodas da frente com mais estabilidade, fazemos isso aumentando os números, e assim conseguirmos prendê-las nas curvas. As rodas de traz ficam mais soltas, ou seja, com números menores, para empurrar a frente do carro ajudando o carro a fazer a curva derrapando.
Camber Angle
Esta opção muda o ângulo em que os pneus têm contato com o piso, aumentando ou diminuindo a aderência. Existem carros em que quanto maior o numero positivo na frente melhor para a aderência do carro, assim como alguns não precisam ser modificados, na parte traseira do carro o numero sempre deverá ser menor do que o dianteiro para uma melhor tração.
Toe
Está configuração se trata do ângulo das rodas. Modificações nesta parte afetam três áreas principais de desempenho: desgaste dos pneus, a estabilidade em linha reta e características de segurança na entrada das curvas. Para minimizar o desgaste dos pneus e a perda de potência as rodas devem apontar diretamente para frente quando o carro está correndo em linha reta. Toe positivo (Toe-in) ou Toe Negativo (Toe-out) excessivos fazem com que os pneus "escorreguem" sempre que são virados. Muito Toe-in causa o desgaste acelerado nas bordas externas dos pneus, quando tem muito Toe-out causa o desgaste nas bordas internas. Como uma regra geral, quanto menor a pista e mais fechadas as curvas, mais Toe será necessário. Pistas com grandes raios, longas curvas e grandes retas devem necessitar de um ajuste menor de Toe para garantir melhor velocidade.

Stabilizers
Mais uma peça que ajuda na distribuição do peso do carro. Aqui você defini o limite de inclinação da carroceria do carro nas curvas, quanto menor o número, mais inclinação, quanto maior, menos inclinação, tente ajustar conforme o tipo do carro, carros muito pesados tender a ter uma inclinação maior, então deixe sempre números maiores neste caso.

Transmissão

transmission1
Clique na Imagem para ampliar

Comprar: Full Customize.
Com este equipamento você ajusta as marchas do carro conforme a necessidade da pista. O ajuste do deve ser feito da seguinte maneira, ao ajustar você terá a opção AUTO, quanto menor o numero melhor será a resposta do carro na retomada de curvas, mas as marchas ficarão mais curtas fazendo com que se você jogar numa pista com retas grandes fique faltando velocidade, e vice-versa, no drift tente usar números mais baixos para uma boa retomada ajustando assim todas as marchas fazendo com que seu carro retorne de forma mais rápida e eficaz.

Carbon Driveshaft: Usado em carros com tração traseira ou 4X4, peça que passa o Torque do motor as rodas traseiras.

Flywheel Racing: Aumentam as características de aceleração e desaceleração do carro

Clutch Triple Plate: Minimizam a perca de velocidade ao passar de marcha e também o tempo no engate.

Outros
LSD
Esta peça aumenta a resposta do torque do seu carro. Os ajustes nesta parte requerem muita paciência, comece com números mais baixos, pois números muitos elevados farão com que você perca completamente o controle do carro nas curvas ao retomar a aceleração, vá testando até você se adequar com o seu estilo de pilotar. Não existe um número médio para ajuste, alguns carros precisam de mais outros de bem menos, dar um número médio aqui seria besteira e só atrapalha na hora de um ajuste certo.

Pneus indicados para drift: Pneus N1, N2, N3 carros com potência menor S1, S2, S3 Carros com potência maior.
Estes são os principais componentes para você que quer participar de disputas de Drift. Os pneus são os responsáveis diretos pela aderência do seu carro. Por isso eles não devem prender o carro no chão. Na teoria, os pneus normais são os que melhor se enquadram com a derrapagem, caso seu carro esteja deslizando demais use os pneus N3 que são os pneus desta categoria que possuem um composto mais macio fazendo com que prenda mais o carro no chão, podem ser usados pneus Sports dependendo da potência do carro. Faça testes! Você pode usar compostos diferentes para assim melhorar a estabilidade do carro, normalmente para melhorar o Understeer e não causar muito Oversteer (que é o que não pode acontecer, para não perder o controle do carro na curva) use Pneus Soft na frente e Médium atrás, dizer que é obrigado a usar os mesmos pneus atrás e na frente é total e absoluta besteira!


Driving Aids
Não é possí­vel comprar nenhuma peça, este equipamento já vem em todos os carros, é praticamente impossível tentar fazer um carro derrapar com os assistentes de controle de curvas e de tração ligados no máximo, desligue os controladores ASM (front) e TCS colocando no numero 0 (zero). Os controles ASM traseiros podem ajudar e muito a quem está começando use valores como 2 ou 5 que vão servir para ajudar a fazer curvas, enquanto o TCS é o controlador de tração que deverá estar totalmente desligado. Se este assistente estiver ligado, o seu carro perderá velocidade e não vai derrapar certo quando for fazer uma curva. Mas podem ser úteis nas suas primeiras tentativas de drift. Por isso, use valores abaixo de 3 e vá diminuindo até conseguir pegar o jeito e perdendo o medo de sair da pista.

Freios
Front: entre 1 e 5
Rear: entre 20 e 24
Os freios não precisam de muitas explicações. Quanto maior o valor, mais forte e mais rápido será a frenagem. As rodas da frente não precisam de muita pressão e as de traz fazem a força de frenagem, já que estas são as rodas que são as responsáveis pela tração do carro.


Variable Center Diferential (VCD)
Este equipamento é exclusivo em carros com tração nas quatro rodas. Controlando a quantidade de tração que as rodas frontais possuem, assim você pode deixar mais tração nas rodas traseiras aumentando assim a duração do drift. A tração nas rodas dianteira diminui a duração do drift, o que em alguns casos pode ser bom para algumas pistas. Ajuste de acordo com a pista! Mas sempre mantenha números maiores para a parte traseira do veiculo.

Weight Reduction
aqui você diminui o peso do carro, pois quanto mais pesado o carro, maior a inércia. Por isso reduza o peso do carro nos três ní­veis que o jogo oferece, assim você conseguirá controlar melhor a duração do drift.

InteriorPrep

Fiquem Ligados para mais!

Na próxima parte: videos demonstrativos e outras dicas!

35 comentários:

Gilvan disse...

Eita nóis, agora vai hein.

Me digam onde mais vcs poderiam ter explicações tão detalhadas sobre drift no GT4?

Só no complexo papaléguas mesmo viu.
Parabéns hein!!!

Abraço!

informaticando disse...

Muito COMPLETO mesmo, parabens.

Anônimo disse...

muito bom esse post,tinhas duvidas sobre isso agora to melhorando u pouco...mas ainda to meio por fora e entao se fosse possivel queria q vcs colcassem mais acertos de carros para drift, e alguns carros colocar um exemplo de transmissao para alguma pista, pq to com alguns carros todos para drift,e so faltando a transmissao q eu nao consigo mexer...e tambem colocasse os itens q preciasria comprar para customizar...pq aos novetos no drifts e em GT4 isso ajudaria muito!
valeu!

tiojao14 disse...

qria tirar duas duvidas, AWD n é all wheels drive? todas as rodas tracionando n são a msma coisa q 4WD?

se forem como um 4WD pode fazer drift e AWD n pode?


outra coisa, essa historia q FF n faz drift e powerslide, powerslide é um tipo de drift, é vc iniciar o drift somente com a potencia do motor, procurem um video no youtube chamado drift bible com o piloto keiichi tsuchiya, q ele explica tudo isso

Nillo disse...

estou com uma dúvida, eu estou pensando em começar drift com carros q tem uma distribuição de peso ideal tipo o S2000, ou o RX-8, to aki pensando e o motor rotativo do RX-8 não ajudaria nas retomadas já q ele é menor e produz rotações maiores?
tb tenho o Sprinter Trueno. qual vcs me recomendam pra começar?

Viglio disse...

Nillo, carros como o RX-8 sao complicados de achar um acerto ideal, a retomada dele eh muito forte, o que muitas vezes atrapalha na hora de retomar a aceleraçao, recomendo mesmo o Trueno eh um otimo carro para começar!

Anônimo disse...

Estou começando com o meu filho a explorar o GT4, e temos investido loucamente no Pontiac Sunfire.
Presumo que tenha sido dinheiro à rua...
É possível dizerem-nos quais os componentes a adquirir no tuning da Pontiac, e afinações para este carro.
Desde já o meu obrigado e parabéns pelo blog.
Vasco

Nillo disse...

Anônimo, o Sunfire não é um carro para Drift, por ser um carro FF, e para drift devem ser carros FR,MR ou 4WD, para evitar gastos primeiro faça todas as licenças pois na IA vc consegue um Nismo 270R, um ótimo carro FR, com ele vc pode ganhar o FR Challange e tb o Rally de Capri q irá te descolar um Toyota RSC Rally Raid Car, q vale 265k a venda assim vc pode cobrir seus gastos com a brincadeira do drift pois o carro deve estar equipado com Suspensão e transmissão cara e como o vigílio disse, o Sprinter Trueno é um bom carro pra começar, o meu é uma edição Limitada de um kra lá q eu esqueci o nome, eu to aprendendo ainda o Drift, e espero melhorar, obrigado Vigílio.

GT4 disse...

Viglio Qual Teu E-Mail quero os acertos do drift pro gt4 direitinho
rsrs manda pra mim eh:murilloivanpires@hotmail.com flw!

tiojao14 disse...

tipo assim... vão fingir que meu comentario n está lá? ignorar o erro ou ao menos tentar me convencer?

agradeço se me derem uma justificativa :S

Rick disse...

lá onde??

Oscar disse...

Oi rick blz?

Lucas disse...

oi rick belê? um honda prelude 91' aguentaria o tranco pro drift? e eu queria saber da regulagem pra drift dele. eu já tenho um lancer evo gta de 500cv e ja faço drift nele

tiojao14 disse...

bem, ainda n responderam meu comentario, e nem viram ele alguns posts acima, mas colarei de novo

qria tirar duas duvidas, AWD n é all wheels drive? todas as rodas tracionando n são a msma coisa q 4WD?

se forem como um 4WD pode fazer drift e AWD n pode?


outra coisa, essa historia q FF n faz drift e powerslide, powerslide é um tipo de drift, é vc iniciar o drift somente com a potencia do motor, procurem um video no youtube chamado drift bible com o piloto keiichi tsuchiya, q ele explica tudo isso

Viglio disse...

tiojao14, peço desculpas por não ter respondido ainda seu comentario, mas é que como você existem mais de 1000 pessoas por dia entrando no blog em uma média de 400 comentários que tentamos da melhor maneira possivel responder a todos, mas é claro que falhas acontecem.

A diferença basica entre um AWD e um 4WD é simples, ALL Whells Drive, todas as 4 rodas do veiculo possuem um sistema de tração individual em cada roda, que traciona automaticamente conforme a necessidade, se uma roda esta tracionando a mais, o sistema ira fazer ela estabilizar a tração conforme o necessário para estabilizar o carro e não deixar ele perder o controle.
Ja o sistema classico 4WD traciona as 4 rodas da mesma maneira, o que pode ser feito para drift é instalar um equipamento chamado VCD que lhe dará a opção de escolher se você quer a tração mais na dianteira ou na traseira, no caso de querer fazer drift.

Outra coisa quanto ao Power-slide, participo de três foruns 2 brasileiros e 1 americano sobre drift, ao perguntar sobre o power-slide ser um tipo de drift , nos 3 foruns, me responderam da seguinte maneira, "Power-Slide não é drift, mas sim uma técnica diferente de direção, pois FF não é carro para drift é carro para passeio de quem não tem dinheiro o suficiente para comprar um FR decente" pois é tem gente que é meio arrogante mesmo! Mas cada um é cada um, e não descartei a possibilidade de poder fazer "drift" com um FF. espero ter resolvido suas dúvidas, e ficamos a disposição, caso queira compartilhar algum video seu com o pessoal do blog é só acessar a nossa pagina de drift e la terá as informações necessárias. Abç´s!

tiojao14 disse...

bem, agradeço sua consideração, de qualquer modo, GTR seria AWD? pq o ATTESA corrije qualquer saida de traseira, no entanto keiichi tsuchiya consegue fazer drift com os GTRs desde o R32 até o R34

sobre o FF drift, n mude sua descisão de n descartar FF drift

achei esse video, note q n é apenas um cavalo de pau alongado, eles realmente conseguem manter drift com um FF
http://www.youtube.com/watch?v=J1UFpCgKilY&feature=related

outra coisa, powerslide é vc derrapar com a força do carro, tbm chamado de powerover, n vejo problemas em usar a força pra derrapar a traseira antes de começar a curva e manter até o final da mesma :)

Anônimo disse...

Boa noite..
O Mazada RX-7 GTS é um bom carro para drift mas poderiao me dizer kual as settings?

ayrton disse...

Tem aqui no blog varias dicas dizendo para usar o Toyota Sprinter Trueno no drift. Mas ele tbm é FF! Alguem pode me explicar isso por favor?

Viglio disse...

Ayrton, depende do modelo, mas não me lembro de ter visto um FF, pelo menos o que tenho na garagem é sim um FR, mas vou verificar se existe algum modelo assim no jogo! Abç´s

Ethan GT disse...

Ayrton,

No jogo existem dois modelos de Strinter Trueno:

O que você se referiu é o Sprinter Trueno BZ, mais novo, e que por algum motivo que eu desconheço, foi fabricado com tração dianteira.
Diferente do Trueno comentado no blog, que é o Sprinter Trueno GT APEX AE86, mais antigo, e com tração traseira.

Uma curiosidade:
No jogo existe uma versão do Trueno AE86 que se chama: Sprinter Trueno GT APEX Shuishi Shigeno Version (AE86). É uma versão mais potente do carro, e uma homenagem ao criador da série INITIAL D que enfatiza as corridas de rua no japão.

Espero ter ajudado!
Abraços.

ayrton disse...

Valeu Viglio e Ethan GT!
Então eu gastei meu dinheiro meio em vão no meu trueno... hashuashuashuashua
mas eh errando que se aprende!
Abraços

Ethan GT disse...

Por nada ayrton!
Não se preocupe, uma hora você vai
precisar desse Trueno, você vai ver..rsrs

Aproveitando o post, queria tirar uma pequena dúvida:

Viglio,

No seu post diz que a pressão nos freios tem que ser maior na parte traseira certo?
Mas eu andei olhando uns Settings prontos e percebi que na maioria dos casos, a pressão é maior na parte da frente.
Por que???
É o post que está errado?

Desde já agradeço!

Abraços.

seninha disse...

ta paressendo filme so piloto

seninha disse...

com essas ajudas aqui

rb.moro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
murilo disse...

oi eu gostaria de saber como desligar o tcs e o asm no gt mode, pois acho que é isso q nao deixa eu deslizar.

Erick Romano disse...

Alo pessoal preciso esclarecer uma grande duvida...o Toyota Celica 1993 4WS GT-R pode fazer drift??? afinal de contas ele puxa as 4 rodas ou o sistema de rodagem das rodas nao da traccao as 4 rodas???

Bruno disse...

Coloca o tutorial pro Nissan Skyline GT-R... PLEASE.

zack casimiro disse...

E COM O CIEN E POSSIVEL FAZER A TECNICA DE DRIFT RICK ?

zack casimiro disse...

RICK SO OUTRA PERGUNTA EXISTE MODO DE DRIFT NO MODE ARCADE EM GT4 IGUAL AO DE GT3 ?

Anônimo disse...

e no caso do pagani zonda c12-s 7.3 o que eu faço??

Anônimo disse...

por favor,voces sabem se o hks silvia é bom para o drift?

Anônimo disse...

e possivel fazer isso com os tunings nissan silvia hks e com skyline? porque ja sao um d1gp , outro , qual sistema de traçao e mais facil de configurar pra drift, 4wd, fr ou mr ? eu jogo fast furius chalenge toquio, daria pra fazer alguns drifts da li pro gt4.

Anônimo disse...

ainda o cara do fast furius. eu uso um nissan 240 sx, esse car e bom pra começar alem do sprinter trueno?

Gustavo disse...

To com uma Lotus Esprit Turbo HC 87 Ela ta muito boa ta fazendo certinho so que ta perdendo velocidade no final das curvas e parando alguem pode me dizer o que preciso compra