Translate

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Linha do tempo: Gran Turismo IV

Gran Turismo 4


Com todo o falatório feito a respeito da quarta parte da série GT, sobre milhares de carros, centenas de pistas, e gráficos mais perfeitos do que nunca, muita gente até se decepcionou (com o que é que eu não sei) com o jogo, era o que eu via em alguns fórums, talvez por simplesmente por não conter esses números assombrozos, mas se acertaram em alguma coisa foi sobre os gráficos ditos, muita gente achava que o PS2 não teria condições de aguentar jogos com mais qualidade, mas GT4 provou totalmente o contrario, mas ainda existem especulações sobre os canhões de leitura que queimaram por não aguentar os jogos mais atuais pois forcavam muito o leitor, mais bem isso é o que alguns dizem, e eu nem comentarei nada sobre estas coisas =) mas vamos ao que interesa.

A Sony disponibilizou 3,2 milhões de cópias de Gran Turismo 4 para o inicio das vendas na Europa, o que foi considerado o maior lançamento de um jogo para PlayStation 2 naquele território. Como sempre o lançamento do real driving simulator da Polyphony Digital teve alguns adiamentos e o jogo ainda sim chegou ao mercado sem o tão esperado modo online, inicialmente prometido.

No Japão, vendeu dois milhões de unidades em apenas dois dias um record comparado aos outros jogos da série, por exemplo Gran Turismo 3, precisou de 3 dias para vender apenas 1 milhão. Tal sucesso sem duvida foi merecido pois é Fetiche dos adoradores de jogos de corrida, Gran Turismo 4 é o sucessor de Gran Turismo 3 pois não contam ainda o spinoff GT Concept e o demo GT4 Prologue, junto ao GT2 foi um dos jogos que ficaram por mais tempo nas Top Lists da Europa.

Muita gente reclama ainda sorbre não existir danos nos veiculos, mas do que adianta fazer isso acontecer e fazer o jogo rodar a 30fps?
Isso acabaria com a qualidade gráfica do jogo e ainda sim muita gente iria reclamar que não estava bom o suficiente. Gran Turismo 4 reza a lenda rodar a 60fps cravados, mas acho que isso é apenas no modo Gran Turismo, pois quem já jogou o jogo em 2 é meio decepcionante o nivel dos gráficos, parece que as pistas se encolhem, sem contar o gráfico da areia, asfalto ou qualquer outra coisa me lembra GT1, bom acho que até GT1 tinha um grafico melhor que aquilo ^^.
Mas voltando aos danos muito se fala também que as próprias montadoras não aceitariam colocar seus carros caso o jogo tivesse este recurso.

Mas bem apesar de tudo o que importa são as novidades que podemos ter na garagem são 80 montadoras de todo o mundo somando um total de 700 carros para você se deliciar nas 50 pistas diferentes, incluindo a novidade que é o rally na neve, Gt4 oferece um conjunto de veiculos bem variados, para todos os gostos, abrangendo os ultimos 100 anos automobilisticos podemos destacar alguns como o Ford T, que foi o primeiro automovel com uma produção em série, até alguns protótipos que talvez você nem veja perambulando por ai como o projetado pela Nike, e alguns classicos como o Ford GT40, Suzuki Escudo, Toyota GT-One e por ai vai.














Em relação sobre as versões japonesa, americana, a versão europeia de Gran Turismo 4 possui um acervo de 10 veículos exclusivos, que aumentram a grande lista de veículos, um recorde absoluto em jogos do gênero, apesar de este número englobar várias versões dos mesmos modelos.

Mas o jogo traz novidades nunca esperadas antes, como Photo mode, que permite a você tirar fotografias dos carros durante uma corrida em qualquer pista, sem contar alguns cenários desenvolvidos especialmente para isso, com qualquer carro, as mesmas ainda podem ser imprimidas, ou guardadas em um pen drive pela porta USB do PS2 no formato .jpg, sem contar ainda a fabulosa resolução de 1280 x 960 com uma qualidade fora do sério, sendo assim perfeito para você enfeitar seu Desktop, o Photo mode ainda oferece opções como zoom e uma quantidade extraordinaria de ângulos de câmera para que você possa capturar as melhores imagens.


Outra novidade foi o modo B-Spec, que é o jogador colocado no papel de um diretor de corrida, podendo interferir sobre as varias opções de condução do veículo que coloca na pista, sendo muito util para as pistas com muitas voltas, por exemplos as Enduraces. Muitos dizem que o B-spec é burro, o que não é verdade pois é você quem determina o ritmo do seu piloto, quanto mais auto o nivel mais erros poderá cometer durante uma corrida, sendo assim é um modo muito interessante, principalmente pra quem tem preguiça de jogar alguns campeonatos =)

Mais informações sobre B-spec clique AQUI


O som não deixa a desejar também, músicas interessantes, efeitos sonoros reais, pláteia gritando, derrapagens, Motores como sempre tudo muito bem reproduzido, ligado num home-theater torna ainda mais maravilhosa a experiência de jogá-lo. Um jogo completo, nos gráficos, som, jogabilidade.

Assim como nas outras versões, o jogo começa com a fase de formação, no qual o jogador deve tirar 5 habilitações para dirigir. São duas licenças amadoras para os campeonatos nacionais, as licenças profissionais e uma especial para alguns campeonatos que aceitam somente os melhores pilotos.

Na medida em que você consegue as licenças, você vai abrindo novas funções ao longo do jogo.

Resumindo as novidades são:
- Muito Mais Carros e pistas.
- Pistas de rally na neve;
- Melhor organização da garagem de carros;
- Gráficos ainda melhores (pensavam que não era possível? :);
- Novos testes para as licenças
- “Coffee Break”: Desafios simples e ao mesmo tempo complexo.
- Possibilidade de transferência de 100,000 créditos e licenças já concluídas dos jogos GT3 e GT4 Prologue, respectivamente;
- B-spec mode;
- Mission mode.
-Photo Mode
-Cuidados com combustivel durante as corridas
-Nitro

se alguém quiser relatar algo importante é só falar que terei prazer em adicionar aqui.

25 comentários:

Anônimo disse...

excelente post, só faltou colocar que em GT4 havia a possibilidade de troca de óleo

Anônimo disse...

viglio, esses dias estava vendo alguns videos no meu playstation e percebi que quando passei pela DM34 fiz igualzinho ao rick e dei uma cacetada no 300sl. Ainda bem que vc não tem que pagar pelo concerto do outro carro hahaha.

Anônimo disse...

blz, Rick
Gostei no novo layout do site..
Parabens...
Entao como tiramos fotos durante as corridas?
Nos explique.
Abraços
Nilson

Anônimo disse...

Nilson a gente vai fazer um post só sobre as fotografias,mas em relação as fotos das corridas vc deve gravar o replay,ir ao replay theather e durante a reprodução aperte select q vc entra no modo de fotografia.Lega q vc gostou da mudança do layout,agora tenho q fazer nas outras páginas também

Danger-Zone disse...

nossa Rick, o site ta bem bonito agora, mais organizado, e Viglio, parabens pelo post, vc ainda vai fazer um post desses sobre a serie Gran Turismo 5???

Anônimo disse...

Ficou legal o novo layout do blog. Ano Novo, Roupa Nova!!!

Anônimo disse...

Legal o novo visual do blog rick,parabens,e excelente materia viglio,ficou um texto enorme e bem escrito

Viglio Schneider disse...

Rao, vlw ai demorei um pouco mas ainda bem que ficou bom, vinicius vou fazer sim mais ainda vou ter que passar pelas outras edições após o gt4 então vai demorar um pouquinho até chegar no 5.

Anônimo disse...

gostei do novo layout. parabéns!

Danger-Zone disse...

ok Viglio, eu teho uma coisa sobre o gran turismo 5, que não tera formulas gran turismos e uma ferrari e tambem eu posso postar o link da lista de carros do GT5 =)

Danger-Zone disse...

nos coments

Anônimo disse...

Peesoal fico contente q vc tenham gosxtao do novo visualm eu tinha d´vidas se trocava mas conversando com o Viglio decidimos mandar ver

Viglio Schneider disse...

é bom saber que todos gostaram, é como o Pegasus falou, ano novo, Roupa nova hehehe, vinicius, eu andei dando uma lida por cima, em alguns sites, e li o contrario, pois disseram que tera replicas autenticas de F1, fiquei sabendo que a revista playstation esse mês iria ter uma matéria especial sobre o GT5 quero ver, se for verdade eu compro pois o que dizem lá normalmente não muda muito do que será no final, mas pode me passar o link que sem duvidas dou uma olhada, e agradeço a ajuda!

Anônimo disse...

Opa, tudo bem...então eu gostaria de saber se você sabe de algum programa que destrave as missões do GT4...eu soube de um programa chamado codebreak...mas não rolou...será que existe alguma forma???

Viglio Schneider disse...

San, Existem outros programas como o Game Shark, AR MAX, mas pelo que sei o CODEBREAKER funciona tb para está função assim como os outros que citei, mas que são mais dificeis de encontrar.

Unknown disse...

sou fa de carros de corridas q saber, se no proximo,gran turismo vcs iram colocar carros mais potentes q terminarmos de conculir as habilitações, e tb q saber como consigo o BMW mclaren e o speed 8.

Viglio Schneider disse...

Waldson, não somos nós quem fazemos este jogo, então não podemos adicionar carros nem coisas do genero, esse jogo foi lançado no japão pela Poliphony Digital, quanto aos carros que vc se refere, Passando no Extreme Events, vc tem que completar o campeonato Gran Turismo All Stars para ganha a BMW McLaren F1 GTR Race Car 1997, e Bentley Speed 8 é completar no Enduraces Events a corrida Sarthe II 24 Horas. qualquer duvida é só perguntar.

Anônimo disse...

algumas coisas as pessoas disseram po ouvir dos outros como é o caso de o canhão de leitor do play station não aguentar, então porque eles lançaram o NFs carbon que tem as mesmas características do gran turismo 4 pra play 2

Unknown disse...

gostaria de saber uma coisa.
tem como transferir uns carros de uma memory card para o outro se ser os carros todos?

Viglio Schneider disse...

Renato, para isso você precisa fazer um trade, para entender melhor sobre isso leia está matéria http://granturismo4rick.blogspot.com/2007/10/como-fazer-trades-no-gt4.html espero que resolva, até mais!

nissan R89C race car disse...

e eu vou dizer a mais pura verdade voce e o cara nesse jogo sabe ate as coisas que estao disponivel nesse jogo

Adrian Richard Tomazini disse...

Viglio voce esqueceu de escrever sobre os Easter Eggs do gran turismo 4 pois qe pensava que os easter eggs só tinha no gta ai que se enganam,pra que não conhece os easter eggs do gran turismo 4 aqui vai uma lista de algums easter eggs do gran turismo 4

Easter Egg: Floresta pegando Fogo - Apricot Hill Raceway
Em Apricot Hill, vá no sentido contrário. Antes de começar a descer a colina após a primeira curva, olhe longe na montanha ao lado, dependendo de onde estiver, do lado direito. Há uma mancha cinza na montanha, o que parece ser fumaça indo para o lado direito

Easter Egg: Grande Árvore - Trial Mountain
Em Trial Mountain - normal, ao chegar no final da grande reta, a com o túnel, antes de fazer a curva olhe para o vale a sua frente. Existe uma única árvore de pé ali, sem folhas, totalmente seca. Chegando mais perto poderá ver que ela é bem grande, já que é praticamente impossível ver o fim dela. Uma árvore grande, muito grande

Easter Egg: Rostos na montanha
Entrem no circuito "Costa di Amalfi", em sentido reverso. Após passar a curva do S, as pequenas subidas, pare o carro antes da curva que vai para a esquerda e olhe bem na montanha à sua frente. Se prestar muita atenção verá rostos usando uma combinação de riscos formados pelo relevo da montanha

Easter Egg: Merchandising da Petrobrás no GT4
Acho que vocês devem saber que o combustível usado pela equipe BMW de F1 é da Petrobrás, certo? Pois então, deem uma olhada na lateral do carro BMW V12 LMR Race Car '99, no showroom de carros clássicos da BMW. Ao lado do numero 15, estará escrito, em letras bem
pequenas "Petrobrás"

Fabmaru disse...

vais vão fazer isto com o Gran Turismo HD Concept, o 5 Prologue e o 5?

Fabmaru disse...

vais fazer isto com o Gran Turismo HD Concept, o 5 Prologue e o 5?

Rafael Lunardini disse...

Notei, enquanto estava tirando as licenças que, se mover mais ou menos rápido o direcional analógico da esquerda frente-trás aparece o traçado ideal para aquele exercício.