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sábado, 1 de dezembro de 2007

Dicas de Acerto:Ajustes da Aerodinâmica (downforce)


Bom,como estes dias estou sem poder jogar estava aproveitando para arrumar algumas coisas e achei um manual antigo do jogo F1 2001,e vi algumas dicas interessantes de como fazer ajustes de carros que podem ser úteis no GT 4,então resolvi colocar algumas coisas aqui.


Para otimizar os ajustes do carro para um determinado circuito a primeira coisa a se fazer é estabelecer a estabilidade para esta pista.A estabilidade ajusta a pressão aerodinâmica que é a força que puxa o carro para baixo, mantendo-o mais próximo ao chão e forçando uma melhor aderência à superficie da pista. Aumentar os ajustes das asas, ou seja o Downforce, é um método simples de aumentar também a pressão aerodinâmica produzida. Infelizmente,quando se aumenta o downforce o arrasto também é aumentado.O arrasto é gerado por qualquer resistência aerodinâminca ou mecânica ao movimento do carro para frente (*isso me faz lembrar uma coisa que já tinham me perguntado e descobri a resposta estes dias - Porque lavar o carro?? para retirar as sujeiras que vão se acumulando prejudicando a aerodinâmica). Enquanto a pressão aerodinâmica pode ser usada para aumentar a velocidade nas curvas o arrasto diminui a velocidade nas retas. Como as velocidades em curvas e retas são fatores decisivos em uma corrida é necessário encontrar um equilibrio entre estes dois fatores.
Inicie os testes com o menor downforce possivel e com a última marcha bem longa e dê algumas voltas prestando atenção para a velocidade máxima e a quantidade de RPM indicada antes de atingir o ponto de frenagem da reta mais longa.Depois de algumas voltas você notará que o motor nunca atinge o valor máximo de RPM. Um bom ajuste do carro permite o motor atingir o valor máximo de RPM na última marcha no final da reta mais longa, aproximadamente 300 metros antes do ponto de frenagem. Quando o motor não atinge este RPM você não está atingindo a potência máxima e consequentemente perdendo velocidade. Como já reduzimos o downforce ao mínimo, sabemos que o arrasto não é o fator limitante para atingirmos o máximo de RPM,portanto podemos concluir que a última marcha está muito longa. Continue o ajuste da transmissão até que tenha encontrado um que permita ao motor atingir o máximo de RPM em uma reta longa. Estabelecida a velocidade máxima você completou o primeiro passo para acertar a estabilidade ou prioridade da pressão aerodinâmica para um circuito. O próximo passo é ajustar a estabilidade, tendendo a uma maior aderência, até que o arrasto gerado comece a restringir a velocidade máxima do seu carro.Vá aumentando o downforce até perceber que seu carro não atinge mais a velocidade que chegava no final da reta longa.Neste ponto a pressão aerodinâmica passa a ser um fator dominante e o arrasto passa a diminuir a sua velocidade. Tente aumentos gradativos da downforce verificando se este aumento extra de aderência permitem que se reduza os tempos de volta ainda mais.As alterações do downforce afetam também o equilibrio do carro e desgaste de pneus. Aumentando por exemplo somente o downforce na frente o carro terá tendência a sair de traseira e um aumento do desgaste dos pneus dianteiros enquanto um aumento na traseira faz com que o carro saia de frente e aumenta o desgaste nos pneus traseiros

48 comentários:

Danger-Zone disse...

uma pergunta rick, e se diminuir as duas downforces, o carro patina ou fica + firme nas curvas??

e mto legal esse post em :D!!

Anônimo disse...

Vinicius,diminuindo as duas downforces na afeta o equilibrio,mas pode diminuir a aderência nas curvas,por isso é um ajuste que se deve experimentar algumas voltas cada vez que mexer para se ter certeza do resultado q causou.mas uma coiosa importante é ir percebendo durante os testes se o carro sai de frente ou traseira para decidir onde aumentar ou diminuir o downforce

Viglio Schneider disse...

Rick muito bom mesmo este post!
cara eu não sabia para que servia a lavação, mas sempre soube que eles não iriam colocar aquilo ali pra nada! hahaha sempre lavo meu carro após um campeonato!
eu queria ficar dentro do carro na hora da lavação do gt só pra ver qual seria a sensação kkkkk ia colar no vidro ahuauha

Anônimo disse...

viglio eu sempre q lembrava lavava o carro pensando da mesma forma q vc,deve servir para alguma coisa.Agora a sensação de uma câmera dentro do carro na lavagem seria legal,rssss

Viglio Schneider disse...

rick to com um monte de fotos pra manda do photo mode, vo selecionar as melhores e já te mando pode se?

Anônimo disse...

Viglio,vou fazer melhor,vou te adicionar lá também

Viglio Schneider disse...

opa blz!

Viglio Schneider disse...

começei a postar Rick e resolvi fazer um pouco melhor, contar um pouco sobre os carros que vou postando espero que todos ai gostem =)

Anônimo disse...

rick,envie um tempo

Anônimo disse...

opa,digo,enviei um tempo.rsrsrsrssssrs

Anônimo disse...

Muito interessante o pq lavar o carro, pensei que era apenas para o cara fkr limpo mesmo.
ahsuhaushauhsuhauhsuhasuhahs

Anônimo disse...

Gloot eu ficava pensando se não aparece sujeira nenhuma nos carros porque tinha esse troço de lavar carros,rsss,mas acho q só devve dar para sentir alguma diferença nas tentativas de top speed

Anônimo disse...

Tava vendo um vídeo postado nesse blog, como consegue um carro daquele, estilo de F1?

Anônimo disse...

Vc ganha o fórmula GT nas 24 horas de Nurburgring

Anônimo disse...

hum..
valeu!

Anônimo disse...

acabei de votar mo site para TOP 30,
ate divulguei o blog lá no colégio.
Ricky, tem cm ver quantos votos esse blog tem?

flw

Anônimo disse...

PQP!!!Ae Rick, acabei de passar A DM 34(nunca mais jogo ela rsrs), vários wallrides, derrapagens, duas penalidades e claro uma cassetada no SL300, o mais legal é que quase consegui jogar ele pra dentro dos boxes, mas foi por pouco, queria te agredecer pelas dicas sem elas nunca teria passado e pelo videos tambem acho que assiste eles umas 500 vezes rsrs, tirei um peso das costas agora vou me dedicar mais aos campeonatos aqui do blog e do GTBR, nem acredito!!!!!

Anônimo disse...

vlw Gloot,para ver os votos é só procurar no ranking de clãs e jogos
Pegasus,parabéns!!!dá uma canseira danada mesmo,deve ter sido legal jogar ele para dentro dos boxes,queria ver o video

Anônimo disse...

Como faz pa rebaixar o carro?
tem como botar saia?

agradeço deesde jah...

Anônimo disse...

Bah, nem sabia dessa sobre a lavagem do carro.Achei que era só pra bonito.

Anônimo disse...

juh rebaixar dá,é só alterara a ride height,mas ão dá par colocara as saias
Danico eu pensava a mesma coisa

Anônimo disse...

valeu!

Danger-Zone disse...

quais seus planos para dezembro rick???

Anônimo disse...

quando sai o proximo post?

Anônimo disse...

ola rick...tava jogando uns endurence e percebi q os pescarolo demoram mais pra entrar no pit...sao uma qualidade propria do carro ou é depende de como direge??

qual o carro mais rapido do jogo?? minolta?e valeu a dica dos pneus na GRAN TURISMO WORLD CHAMPIONSHIP
ajudo bastante alem da dica de fazer os pratice.. é muito eficiente!!mas nao serviu muito.. pois depois q ganhei o campeonato apareceu q libero um video novo.. so q tranco e nao salvo qndo resetei nao tinha como salva perdi tudo hehehehe(imagina a raiva 10 corridas perdida)ehehehe

uma coisa q nao sabia é q sempre depois de uma corrida longa ou um endurence... se trocar o oleo a potencia volta..achei q so funcionava apenas uma vez!

valeu pelas dicas blog muito legal rick! :p

Anônimo disse...

Rick onde eu tenho que entra pra fazer esses ajustes na aerodinamica ?

Anônimo disse...

Michell,descupe não ter espondido antes mas não tinha recebido o e0mail avisando do seu comentário.Em relação aos pneus depende das duas coisas ,do carro e da forma como se dirige.Outra coisa que influi no desgaste é o tipo de acerto que c faz.Por exemplo o fórmula ,com o ajuste original em Nurburgring os pneus não duram direito dus voltas ,mas usando o acerto q o viglio colocou na pagina de acertos duram bem mais
OLeo,os ajustes de aerodinâmica vc faz em "settings".Procure por downforce.Vc pode ajustar na frente e na traseira,mas não são todos os carros em q se pode fazer estes ajustes,mais em carros de corrida

Anônimo disse...

valeu mesmo rick !!!

Anônimo disse...

Nossa, adorei o blog.

PERFEITO, SE UMA EQUIPE DE FORMULA DE TURISMO TE ACHASSE VC TAVA FEITO...

ENTÃO, SÓ UMA COISA AQUI NA AERODINÂMICA.

NÃO SEI SE EU NÃO LI, MAS ALGUNS CARROS QUE EU TENHO NÃO TEM DOWN FORCE, EXEMPLO DO MEU MERCEDES CONVERSÍVEL...ELE ANDA MUITO MAS NÃO TEM ESTABILIDADE E NÃO CONSIGO ACESSAR O DOWNFORCE....TEM ALGUNS OUTROS CARROS QUE TEM ESSE DOWNFORCE, EXEMPLO DOS NISSANS E DO JAGUAR....

PODE ME AJUDAR....?

VALEU E PARABÉNS

Viglio Schneider disse...

Bom ver que vc gostou do blog e dos acertos que passei, quanto aos acertos de downforce em carros que não possuem originalmente esse equipamento vc terá de instalar no Tune shop, lá onde vc lava o carro, troca óleo, e escolhe rodas, vai ter a opção de comprar esse equipamento. assim vc podera ajustar para andar rápido e ter uma estabilidade maior. o downforce nada mais é do que o ajuste nos aerofólios. então carros como o nissan e o jaguar como vc disse ja vem com aerofólio. qualquer duvida é só perguntar

Anônimo disse...

rick ja sei agora porque temos que lavar o carro mas em questão de aerodinamica, não tem um jeito simples de por exemplo rebaixar o aerofólio, fazer acertos na carroceria modificando a aerodinamica desses carros

Anônimo disse...

patrick, o problema é que isso depende muito do jeito de cada um dirigi, por isso tem ir testando aos poucos e ver o qto de domwforce é necessário, é clao q qto meslhor o ajuste da suspensão dica mais facil guiar com menos downforce. Agora, não tem corrida no jogo q não seja possivel ganhar mesmo sem fazer nenhum tipo de ajuste

Anônimo disse...

Rick vo tenta fazer uma curva com o down force no maximo e com pneus super soft so pra ve o que da xD

vai que consigo fazer a 250 km/h ;]

Rafa disse...

rick então ker dizer se eu por o downforce da frente e a tras ao maximo apanho melhor o vento

Xamine De Maloka disse...

eae galera...

tenho um pescarolo...e depois de varios ajustes consegui colokar 571km/h...queria saber se alguem ja conseguiu colokar mais do q isso...

camoranesy disse...

olah grande amigo queria saber algum ajuste para meus carros para de patina em geral um ajuste q sirva para todos os carros

nissan R89C race car disse...

ahh eu nao falei esse nasceu para jogar gran turismo sabe de tudo parabens rick voce sabe de tudo sobre o gran turismo parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

nissan R89C race car disse...

qual e o seu pescarolo voce tem xamine de maloka ha o peugeot e o judd duas versoes

Rafael disse...

Pessoal alguém me ajuda!! Mexi no downforce do meu nissan R92C e ele ficou uma merda... alguém pode me passar os downforces originais dele??

Rafael disse...

Pessoal alguém me ajuda!! Mexi no downforce do meu nissan R92C e ele ficou uma merda... alguém pode me passar os downforces originais dele??

Viglio Schneider disse...

Rafael, coloque eles no máximo. Abç´s!

Unknown disse...

Pro nissan preto é o mesmo acerto??

Ha-Du-Ken disse...

jah pensaram como prejudica a potencia corre num Special Condition de Dirt e depois corre uma corrida comum sem lava o carro??

Vo ateh faze o test pra v a diferença no tempo de volta

Unknown disse...

Olá caros pilotos preciso da ajuda de vocês....
Estou com 91,.%... do jogo concluído, pois só estou jogando nos finais de semana,devido a compromissos profissionais...enfim....
A ajuda que preciso :
One Make Suzuki Concept Car, do tipo qual o acerto (se existir) equipar com o que...
E incitando uma reflexão no caso Massa

Unknown disse...

rick fazer ajustes de aerodinamica e talz, afeta tanto o carro?!
desde já agradeço se tiver tempo de responder! e parabéns pelo blog!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus disse...

para que serve a troca de ólho, você sabe

°BeRdªn disse...

Matheus,Fazer a Troca de Óleo,irá Aumentar a potência do motor do seu carro e irá zerar a kilometragem do velocímetro.