Translate

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Dicas de Acerto:Turbochargers e Gear Ratios



Turbochargers

Bom todo mundo sabe que ao instalar um turbo em um carro a potência aumenta muito e só isso já é suficiente para ganhar todas as corridas do jogo sem muitos problemas, mas se além disso o desejo é de aumentar ao máximo o desempenho de um carro há algumas coisas que se deve saber. Por ser acionado em altas rotações veículos com turbo sofrem um pouco nas baixas o que pode resultar em aceleração lenta principalmente nas saídas de curvas. Isso torna importante considerar melhorar a aceleração do carro por todos os meios possíveis,como instalar ítens de drive train que ajudam como um novo clutch(embreagem) ou flywheel (volante do motor).Deve-se também ajustar as marchas para que o motor permaneça em rotações altas para o turbo.Para obter o melhor do turbo as rotações entre as marchas não devem cair demais

Gear Ratios

Como eu comentei acima pode-se ganhar todas as corridas do jogo sem se preocupar em realizar nenhuma alteração nas marchas.Eu mesmo completei o jogo se me preocupar com isso, mas agora estou procurando melhorar o desempenho em algumas pistas e para isso é necessário além de melhorar a condução aprender um pouco sobre alguns ajustes
Ao instalar uma “Full Customise Transmission” isso permite que se altere as relações de marchas do seu carro.Essas alterações afetam duas coisas: a aceleração e top speed.Como regra geral ao encurtar as marchas obtém-se melhor aceleração e alongando maior velocidade.Nas figuras acima estão dois exemplos sendo no primeiro diminuindo o valor do "auto" deixando as relações de marchas mais curtas e no segundo aumentando de deixando mais longas.Após ajustar o auto para ajustes mais precisos pode ser alterado a "Final". Para a maioria dos carros não há um único acerto mágico que funcione bem em todas as pistas,sendo necessário perceber o que é mais importante em cada uma delas .Em pistas de baixa com muitas curvas , por exemplo Hong Kong, o ideal é uma configuração que melhore a aceleração,o que fará melhorar principalmente as saídas de curva.Uma coisa importante de considerar é que este tipo de pista geralmente não tem retas longas que permitam atingir grandes velocidades, então não adianta tentar fazer uma configuração para se atingir 400 km se isso não é possível.Então a principio o que se faz é diminuir a auto,porém se vc perceber que isso faz com que antes do final de uma reta o motor já atingiu a rotação máxima e o carro para de ganhar velocidade,alongue o valor da 5 e 6ª marchas até achar um ponto ideal. Já em pistas de alta como Sarthe é bom procurar um acerto que aumente a top speed, mas ,mesmo neste tipo de pista tem que se dosar a importância das retas no tempo final de volta.Deve-se ter muito cuidado na escolha das relações entre as marchas. Ao alongar demais as marchas dependendo da pista,a reta pode acabar sem que se atinja a rotação máxima ou perto disso.Encurtar demais uma marcha em relação a outra pode causar um buraco entre elas, ou seja o motor atinge rapidamente uma rotção alta na marcha que foi encurtada mas no momento da troca o motor perde giro e força comprometendo a aceleração.
No caso das tentativas de records de top speed por exemplo o que eu sempre procurava,além de acertos de suspensão,é ir fazendo acertos principalmente na 5ª e 6ª marchas,voltando sempre no replay e conferindo se o motor atingiu o giro máximo precocemente ou muito tarde.Se atingia muito rápido, mesmo com o Nitro acionado o carro para de ganhar velocidade, então eu diminuía um pouco o valor das marchas fazendo ela ficar um pouco mais longa. Se demorava muito eu aumentava o valor.Isso requer muita paciência e infelizmente não é muito fácil.

14 comentários:

Anônimo disse...

cara como que eu faço para mexer nessas coisas aii
de arrumar turbo, molas, suspençao e talzz?

Da uma ajuda ae

Anônimo disse...

Vitor antes de começar um teste ou corrida entre em "settings";outra forma é ainda na garagem apertando "start"

Anônimo disse...

so da pra mexer nessas configurações no modo Gran Turismo??

Anônimo disse...

no modoarcade tem o quick tune up;mas só dá para alterar o peso e potência,mas não este tipo de ajuste de suspensão

Anônimo disse...

aew rick vlw plas dicas pros eventos...... eu sou meio novo no quesito de acertos + recentemente eu consegui chegar a uma marca de 442 km/h com o FORD GT '05 na test curse..... eu soh uso ela pra zua um poko tanto q eu tenhu otro + se vcs quizerem possu passa os meus acertos.......seh quizer melhora eles ate pod pq eu soh mexi no nitro e um poko na relação de marchas.....teh +

Anônimo disse...

Rick
Visualizando a primeira foto acima, entendo que para cada volta que o eixo da roda gira, o eixo da primeira marcha gira 4,680 voltas, o eixo da segunda marcha gira 3,290 voltas e assim por diante ???

Outra dúvida. Prá que serve o item "FINAL"??

Anônimo disse...

Fala aí cara, beleza:

Eu gostaria de saber se vocês tem um acerto pronto para o lancer evo 01 para correr com ele circuito. Me envia por favor no caio@hotdub.com.br
valeu e abração!!!

Anônimo disse...

Onde eu posso correr para ganhar o sauber mercedes e o benthey speed 8 me ajude por favor

kakashicuca disse...

o sauber eu nao sei, mas o bentley c ganha num dos endurences eu acho, nao lembro muito bm!

tenho um lancer 8 grs mr e qria sabr um ajuste muito bm pra ele, ele tm um limite muito rapido, tm como mudar isso?

Anônimo disse...

o sauber mercedez ganha na formula gt do extreme,não no endurance,e o bentley ganha no sarthe 24h II

Anônimo disse...

valeu mesmo Rick,vc é um gênio,depois que segui as orientações sobre a regulagem da transmissão o meu toyota ONE atingiu 598,6 Km/h no circuito de Sarthe

Novato disse...

Cara, não é querendo me colocar contra todo seu conhecimento nesse jogo, já deu pra ver que você entende demais, mas eu acho um método falho mexer só nas últimas duas marchas. Quando vou alterar alguma, trato de alterar todas elas, a fim de manter o motor sempre cheio nas 3 últimas (4ª, 5ª e 6ª).
Tem carro que tem muito torque em baixa rotação, como os que usam compressor, nesses dá pra deixar marchas bem compridas e espaçadas entre si, e ainda ter acelerações muito boas.
Já outros não tem força em baixa rotação, nesses deixo uma primeira bem curta, segunda no limite da curva de torque (procuro deixar a 2ª começar na rotação de máximo torque, ou quando a curva dispara e se mantem mais constante)e o restante curtas também.
Assim consigo bons tempos de aceleração.
Gostei pra caraleo do blog, ajudou bastante. Espero não chatear com meu comentário
Abraço a todos

Novato disse...

Eu fiz uma planilha no excel onde é possível entrar com os valores da velocidade que você pretende atingir em cada marcha e ela lhe diz quais os valores das novas reduções.
Link p/ download da planilha + manual:
http://www.4shared.com/get/YhzkuS5-/Relaes_de_Marchas__manual.html

Thomas Anderson disse...

Olá, eu acho que o correto escalonamento de cambio é fundamental para o desempenho do carro nesse jogo, por exemplo em carros com centenas de cavalos seja de corrida ou de produção não faz sentido usar marchas muito curtas, eu uso uma escalonamento quase padrão que é o mesmo da mac larem f1 que é a 1º até 100 km\h e as demais de 50 em 50 com a 6º indo de 300 até onde ela conseguir chegar, ou então eu uso um diferente para os protótipos com a 1º até 100 km\h e as demais de 70 em 70 mais adequado a sua aceleração e sua potência mais acho que ele deve ser de acordo com o carro como o chaparral 2j que só tem 3 marchas, ficou a 1º até 200 a 2º até 300 e a 3º até sua maxima de 430 escalonamento que repeti no tvr speed 12, acho que se podesse fazer o escalonamento por velocidade ficaria muito mais facil. Grato.