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segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dicas para os Endurances Events

Olá Pilotos!

Começaremos amanhã a postar os vídeos dos endurances events, que são tratados por alguns como os mais chatos do GT4 e por uma minoria como um dos mais legais. Eu particulamente me considero da turma que acha que nem estes eventos nem atrapalham e nem somam muito no GT4.

Contudo, Yamauchi (“dono da série GT”), nos deu uma lambuja e criou o B-Spec, que nada mais é que um piloto automático, aqui você encontra um guia completo de como utilizar o B-Spec. Clique Aqui!

Os endurances tem sua particularidade, são divididos em dois tipos, os que são determinados pelo tempo de prova, independente da quantidade de voltas e os que são determinados pela distância total percorrida. Os de tempos vão de eventos de 4 a 24 horas, e os de distância são normalmente eventos de 1000 milhas, portanto preparem-se, muita pista pela frente. A primeira coisa importante a fazer antes de correr uma prova destas, até mesmo antes da escolha do carro, é pensar se você vai correr a prova em 100% A-Spec (você pilotando), em 100% B-Spec (piloto automático), 50%/50%, ou mais um tipo de pilotagem que o outro, explico. É o seguinte, temos que pensar que somos mais pilotos do que o piloto automático, este, porém, a depender da pista, erra várias vezes, o que compromete o resultado final, portanto se você for fazer a corrida, em sua maioria com o piloto automático, escolha um carro que seja uns 20% mais veloz/potente que os adversários, pois quando o B-Spec estiver ativado, poderá andar tranquilamente igual aos demais carros.

É sabido que com o B-Spec podemos acelerar a corrida em até 3x, ou seja, uma corrida de 24 horas se torna uma prova de 8 horas, caso você fique na frente do PS2 o tempo inteiro. Isso é algo que deve ser levado em conta quando competir em uma prova de enduro. Se caso você não for ficar todo o tempo na frente do PS2 durante a corrida deves considerar que toda vez que o carro fizer um pit stop a velocidade do jogo retorna ao normal, ou seja, em tempo real. Aqui também tem algo que faz você perder um “baita” tempo, aproximadamente 6 segundos por pit, pois o jogo não é tão rápido assim para escolher os setting´s do seu pit, ele vai considerar a última configuração escolhida, porém só depois que o tempo máximo acabar, ou seja, seu carro vai ficar parado na vaga dos pits por alguns preciosos segundos até que se inicie efetivamente o pit, caso você esteja assistindo aperte logo o “X” para que esta equipe, muitas vezes preguiçosa, comece a trabalhar.

Como escolher um bom carro!

Primeiro, óbviamente, verifique quais são os setting´s permitidos para a prova, tipo de carro, ano, pneus, etc ... Feito isso basta escolher um carro que se encaixe nestas configurações, fácil né? Nada disso.

Eu, o Rick, o Viglio e os demais freqüentadores aqui do Complexo GT gostamos de competição, nada de entrar com Minolta, Fórmula GT, etc, para correr contra Skyline, Legacy, queremos escolher um carro competitivo, o que muitas vezes é difícil por conta da particularidade do B-Spec citada acima, pois no momento em que você estiver pilotando sempre levará uma vantagem sobre os demais, porém fazer o que? É a vida!

Voltando a escolha do carro, uma forma de escolha:

Compre ou pegue na garagem um carro que você acredita que vá dar para o gasto e entre no evento, faça algumas voltas e pare no pit, mudando para B-Spec, deixe o piloto automático em “3”, se este conseguir fazer um tempo igual ou um pouco melhor que os demais pilotos, serve, se não consegue andar na casa dos demais, vá tunando ele até que consiga, muito simples. Desta forma você garante que seu companheiro (B-Spec) não lhe traga surpresas indigestas pela manhã quando acordar e ver que você não ganhou aquela prova tão desejada.

A escolha do pneu é importante, pois determina a quantidade de paradas nos boxes, eu sempre escolho os penus mais duros, independente do tipo (sports, races, etc.), você perde um pouco em desempenho mas ganha em durabilidade, lembre-se a maioria dos seus adversários, na maioria das provas de enduro, vão fazer menos paradas de boxes que você. Aqui temos que dar um ponto para o B-Spec, pois quase sempre ele consegue dar um número maior de voltas, com um jogo de pneus, em relação a você. Uma dica a depender do tipo de carro escolhido, os pneus podem sofrer desgastes diferentes, por exemplo, no caso de um FR, os traseiros vão desgastar bem mais que os dianteiros, fique atento, ao verificar que isto está acontecendo, coloque um pneu mais macio na frente, ou seja, de maneira geral, onde você verificar que há menos desgaste, basta colocar um pneu mais macio. Escolha um bom momento para fazer sua parada, no máximo quando o indicador de pneus estiver laranja começando a ir para o vermelho, pois ao contrário de que muitos pensam, os pneus acabam e se isto acontecer seu carro vai dançar mais que Carla Perez na época do auge do Grupo É o Tchan!

Tente se adpatar as alterações que o carro sofre durante o enduro, principalmente em relação aos desgastes de pneus. conforme os pneus forem sendo desgastados o ponto de freada muda, o carro “sofre” mais para retomar a aceleração, etc.

A minha tática para os enduros é a seguinte, começo pilotando e abro a maior vantagem possível, normalmente uma vantagem boa é aquela que te devolve na pista ainda em 1º, acredito que 30 segundos está de bom tamanho, depois deixo que meu companheiro de equipe, o B-Spec, faça o resto, lembre-se de ativar a função ultrapassagem apertando “triangulo”. De vez em quando, se estiver de bom humor ou se verificar que algo deu errado e o mané-spec não está dando conta, assumo novamente o volante. Ah! As vezes no final da corrida entro para receber a bandeirada! :)

É isso …

Boa Corrida!

20 comentários:

Trial the Echidna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Trial the Echidna disse...

Ainda bem que o "Kaz" (o produtor da série GT) deu essa facilidade, porque senão estaríamos... vocês sabem...rs

Com certeza essas dicas vão ser bem valiosas, ainda mais pra completar as corridas longas e o uso do B-spec...

Quantas corridas de 24h que tive que refazer por causa do Burrice-Spec que me pregou aquela surpresa bem na hora que levantei no meio da noite pra ver como estava minha corrida...

Cintra disse...

É possível programar a hora de fazer vários pit-stops sem ter que ficar olhando direto?

rodmoretti disse...

Cintra!

Infelizmente não, o que você pode fazer é marcar mais ou menos quanto tempo o B-Spec leva de uma parada a outra, por exemplo, se ele levar 30 minutos, a cada 30 minutos você dá uma olhada para poder acelerar o tempo novamente.

É isso ...

nacute disse...

e loco quem fez este post da onde nos podemos largar na pole nos endurances e so no modo campeonato

rodmoretti disse...

Olá Nacute!

Permita apresentar-me sou o "loco" em questão!

Verifiquei a informação que você, de forma muito indelicada por sinal postou e verifiquei que cometi um equivoco, nos endurances events realmente não temos a possibilidade de largar na pole.

Seja mais educado e delicado ao comentar posts feitos por outras pessoas. Quero lhe comunicar também que aqui fazemos tudo com muito carinho e de graça!

No Complexo GT, todas as pessoas são muito bem vindas, desde que tragam consigo uma boa educação!

Até logo!

Cintraa ' disse...

@rodmoretti:
Que pena... vou ter que fazer as 24h de dia... tudo bem, amanhã já começo...

Abraço.

nacute disse...

bom desculpe entao serei mais educado rsrsr bom analisando ao post feito ali eu vi que disse que nos endurances dava para largar na pole bom eu nunca achei que dava por que isso so fica disponivel quando o jogador entra em championship acho que e isso ... bom desculpe a expressao rodmoretti

Rick disse...

Ótimo post Rod, completo e muito bem explicado

Viglio Schneider disse...

Mando muito bem Rod! Parabéns!

Unknown disse...

OI, olha parabens mesmo pelo blog! Muita paciencia e amor nessa parada, parabens! Duas coisas, 1ª so consigo o formula nas 24h? E, qando vc diz q podemos acelerar uma prova de endurence, tipo, de 24h vem pra 8h, é deixando no "steady", se nao, como entao?!
oBRIGADO!

Trial the Echidna disse...

Crizeqin,

Você também consegue o Fórumula ao completar os 100% do jogo, e nessa corrida...

Pra acelerar o tempo é o seguinte:
Quando se está vendo o carro correr... aperte R1 e você verá um painel, então segure L3 e aperte pra direita, e ele acelerá o tempo em 2x, fazendo denovo em 3x.

Só tem que ficar de olho, pois quando faz pit-stop ele volta ao normal o tempo.

O "steady", "fast" entre outros é o ritmo do piloto, quando maior mais rápido irá dirigir, mas também poderá errar mais durante a corrida.

Cintraa ' disse...

Deixa eu fazer uma pequena correção... depois de apertar R1, aperte L1 e para a direita, e não R3.

Unknown disse...

trial, gustavo...obrigado a vcs pilotos...ATE...

TDA disse...

Rod, as driving aids vao influenciar no desempenho do B-spec??
Tipo assim, eu gosto de correr com as driving baixas, deixando o carro um pouco solto. Mas o piloto do B-spec pode errar mais vezes, correto??

rodmoretti disse...

Olá TDA!

É uma boa pergunta... Mas acredito que você está certo ... Deve ser isso mesmo que você falou ...

Carol disse...

Rod,eu nestas férias da Páscoa estava a tentar fazer uma corrida de 24h,mas o B-Spec é mt maroto!

É assim,eu peguei meu GT-One,e fui correr com ele(Com os driving aids off e ele um pouco tunado)na 24h de Sarthe I,porque eu quero o Audi,e minha irmã descobriu o B-Spec(sem querer,pk nós nem conheciamos)e nos botões em baixo,também foi ao Monitor,e aumentou o tempo,eu fui para meu quarto(ela ficou controlando a corrida,e depois lhe veio o sono e faltava uma hora em sério,tempo normal,acordamos ficamos mt excitadas,pois pensamos q tinhamos ganho)e qual não foi a nossa supresa quando tinhamos o Audi em nossa frente,mesmo lindo,então fomos na dois com o Audi,naquela noite,e deixamos o Audi correndo,(aids off e tunado um pouco) e fizemos a mesma coisa,mas a minha irmã ficou com mt sono,e acabou deixando o game com a falta de 2h,e acordamos,e quando deixamos para ganhar o Bentley,sem querer eu tropecei e me apoiei no console,e desliguei!:O

Agora sinto-me a miuda mais burra desta casa...ou país.

SLR MClaren disse...

Ola Bom Dia. Em Quanto tempo dura a corrida de Nurburgring Nordschleife 24H se correr em B-Spec ??? Há e gostaria de saber qual é o modo mais facil de ganhar um Dim Dim extra sabe?? se quiser pode envia a resposta pra meu e-mail gc_cabrino2@hotmail.com Obrigado do Fã nº 1 da série Gran Turismo .

guga disse...

meu nome e gustavo

estou com 16:00 de corrida em 24h de nurburgring

rumo ao forumla

ABÇ`S E nois

Gtl disse...

Aprox 8h