Translate

sábado, 7 de junho de 2008

Tutorial Photo Mode

Photo Travel


Na tela principal do jogo, onde se encontra garagem, corridas e etc... No canto superior esquerdo, possui a seguinte opção Photo Travel, na qual você pode tirar fotos de seus carros em vários locais do mundo. Onde são encontrados vários comandos que permitem configurar/personalizar a sua foto. Detalhes completos estão no manual do jogo. Se você já usou uma câmera profissional os controles aqui serão familiares, onde você poderá experimentar as várias definições até chegar na ideal, use o botão Shutter para verificar a forma como a foto irá ficar antes de salvá-la.



Utilize as opções de deslocar o carro para uma outra area, ou mudar o local da câmera para obter o melhor ângulo, e assim aproveitar mais o cenário.

utilize a opção Aperture (indicado pela letra F na tela ou seja, F3.2) para controlar a quantidade de nitidez de tudo ao redor.
Para destacar apenas o seu carro com o fundo fora de foco utilize em torno de F8.0 para destacar tudo ao seu redor use numeros mais acentuados como F15-F21 quanto maior o numero mais nitidz terá o conjunto da imagem. Experimente diferentes configurações para ver o que você prefere.

Utilize também ao lado da opção citada acima que é a lente ampliação que você pode ajustar a partir de wideangle (16 milímetros) para a teleobjetiva (300 milímetros).
Use-o para estar mais próximo ou mais longe do seu carro.

Você também pode mover câmara com as opçôes
Frente/Trás: para focar o centro da sua foto.

inclinação e rotação visor é usada para mover câmera em diferentes direções.

Foto baixa/Foto alta: para tirar fotos perto do chão ou mais altas, e assim alcançar novos ângulos.


Na parte inferior da tela (2º ícone da esquerda) é onde você pode definir as opções de filtros, existem 4 opções.

Vignetting: esta é utilizada para mascarar a paisagem e destacar o seu carro, tente novamente várias definições para ver o que você prefere.

Filter Color: opções de cores para a sua foto.
vivid: Cores fortes
Mature: Cores normais
Monotone: Preto e Branco

Exposoure: Se a foto stiver muito escura com essa opção você poderá clarear a mesma e vice-versa, ajuste esta função do jeito que você mais gostar.

White Balance: Ajuste de cores quentes (Números menores mais Laranja) para cores mais frias (números positivos mais azul).

Se não lhe agrada sua imagem na paisagem horizontal use o ícone no canto superior direito da tela para mudar para retrato vertical.

Após isso então você pode salvar sua foto, quer para o seu memory card ou para um dispositivo USB, assim como também poderá imprimir.

A diversas opções de tamanhos podem ser encontrados no menu de opções em sua garagem, no icone Photo Album Mode. Contudo, o que você vai fazer com suas fotos imprimilas ou utilizá-las na web você pode escolher um tamanho de imagem, a partir de padrão de Super Fine, pessoalmente eu sempre guardo para em um dispositivo USB no modo Superfine então redimensiono caso vou postar diretamente nos sites onde você pode hospedar sua imagem com opções de tamanhos ou usar o Photoshop para obter melhor qualidade na hora de reduzir. As fotos podem ser impressas diretamente com uma impressora compatível direto do seu PS2 ou a partir do seu PC em qualquer impressora, os arquivos são aproximadamente 3.2mb 1280 X 960 JPEG no modo Superfine.

Para saber a lista de Hardwares compativeis CLIQUE AQUI

                                          Photo Drive




Photo Drive
Quando você está no modo Gran Turismo você pode escolher um circuito para jogar, City courses, World Circuits entre outro, selecinando uma pista você tem a opção de selecionar Photo Drive.
Em primeiro lugar você dará uma volta na pista com o carro que escolheu, não precisa fazer uma corrida normal, pode parar em pontos estratégicos onde vc acha que poderá sair uma bela foto, feito isso aperte Start e saia da corrida, uma vez feito isso espere o replay.
Quando seu carro chega a um ponto onde você quer tirar uma fotografia pressione o botão Select, este ira pausar o replay, e a tela irá entrar em um menu onde você terá varias opções para fazer a sua foto, os controles aqui dar-lhe muito mais controle do que na fotografia de viagens modo.
Em primeiro lugar utilize os botões direcionais, (esquerda / direita) estes irão fazer com que você veja entre 64 câmeras diferentes, depois de ter encontrado um ângulo que você gostou, você pode alterar várias definições para obter a melhor foto.

Aqui novamente no canto inferior da tela você tem novamente os números F, então leia a parte sobre Photo Travel para saber para que servem, mas aqui temos uma faixa maior do que no Photo Travel (F2.8 - F22).

Velocidade de desparo (1 / 60 - 1 / 4000) que controla a quantidade de Motion Blur você pode obter em uma foto, uma velocidade rápida 1 / 500, por exemplo irá congelar um carro completamente (na maioria das vezes), enquanto que 1 / 125 pode ser usado para dar algum efeito, experimente várias definições para ver qual fica melhor e assim ficar do seu gosto.

Na parte inferior esquerda da tela é a distância focal da lente referido como 14 milímetros á 687 milímetros.

Use o zoom nos comandos analógicos do controle para mover a lente e a câmera e em cima / baixo ou esquerda / direita. (NOTA: Em alguns ângulos não irá funcionar está opção.).

Brilho pode ser ajustado utilizando a configuração EV (-1 a 1), -1 escuro, 1 mais claro.

Outro botão útil é o "quadrado" usado para mudar de AF (auto-foco) para MF (foco manual), assim você pode escolher exatamente onde ficara o ponto de foco.

Existe também as configurações do filtro (as mesmas do photo travel) são configuradas através do botão triângulo

Mudar a foto para as posições horizontal / vertical, você deve de prescionar o botão círculo, vertical é útil para a inclusão de paisagens mais altas, por exemplo uma pista como seate que possui varios prédios, que uma foto horizontal iria cortalos.

Também na parte inferior direita existe a opção WB que controla o White Balance como ja vimos no Photo Travel.

                                          Photo Racing


Photo Racing
A outra maneira de tirar fotografias em GT4 é depois de ter terminado uma corrida salvar seu replay, depois de sair da corrida va para o replay theater, uma vez lá selecionar o arquivo que você deseja ver, reproduzi-lo como faria normalmente, em seguida, utilize o botão select para pausar como faria no foto drive, os controles para a configuração da fotografia são os mesmos.

.

14 comentários:

Seraph_ZiNN disse...

Rick, sei que não tem muito a ver com o assunto do tópico mas tenho uma dúvida. Sou iniciante em Gran Turismo 4. Li suas recomendações para como começar o jogo da melhor forma possível. Tirei as três carteiras, só que não recebi o carro Nismo 270R '94, e sim no lugar dele veio um carro da NIKE sem valor nenhum. O que pode ter acontecido?

Abraço.

Rick disse...

Seraph, acho q vc viu isso no guia de iniciantes do Davi, realmente está errado; o Nismo Vc ganha na IA(da foram como está na lista de carros adquiridos e "como progredir mais rápido no jogo"); é um pouco frustrante memso no começo do jogo qdo a gente precisa tanto de carros uteis receber o nike one que não serve para quase nada.De qualqeu forma vamos corrigir a informação, vlw

Anônimo disse...

Oi pessoal, sou novo no blog, e gostaria de passar uma informação para vocês (se é que voces jah sabem e eu estou de besta aki ^^), pois bem, eu estava jogando, e resolvi tirar uma foto da minha land rover, e na hora de dar save na foto, tinha a opção de salvar em massa storage usb device (pen-drive, mp3, mp4 e etc...), ai eu colokei o meu MP3, o msm que utilizei momentos antes para passar o save do GT4, e dei save, e sem esperanças me supreendi, com a foto que fikou linda no mp3!!!!!!!
bom gnt, nao sei para voces... mas para mim foi surpresa hehe ^^.
aa e Rick, eu acabei virando seu fã =D

até mais pessoal


By: Mitto

Viglio Schneider disse...

Mitto, como você pode ler no regulamento falamos que vc pode guardar tanto no memory card quanto em um dispositivo USB, que é o caso de pen drive, mp3 mp4 etc.. Obrigado, e seja bem-vindo!

Anônimo disse...

vlw Mitto e bem vindo ao blog!!

Anônimo disse...

tem uma foto no site que tem tres carros no modo photo travel como dá pra fazer isso

Anônimo disse...

cara to sabendo da competiçao de fotos to querendo participar.

tem uns cara que manda tambem pro site como mando minhas(gt4 photo mode) fotos pra vc.
abraços

Anônimo disse...

Assim como vc estou com 99,8% no
gt4,estou a duas semanas tentando
passar a missão 34...estou a 3 segundos do SL.Mas acho q mais uns dias e eu zero!!!parabens pelo blog.
vlww

Anônimo disse...

Queria primeiramente dar os parabens por esse blog maravilhoso e fantastico...
Mas minha pergunta é: Como vc fez pra tirar foto dos 4 carros pretos juntos?? Tipo, só daria se todos eles estivessem numa corida juntos num é??
Abraço

Viglio Schneider disse...

Weh, as fotos com os carros pretos juntos, são fotos promocionais divulgadas quando o jogo seria lançado, infelizmente para fazer isso hoje só fazendo alguma montagem! ou como vc mesmo disse, tendo todos eles na mesma corrida!
=)

Alloy disse...

aki no blog tem uma fto com nove carros.como se fa isso?

Dan disse...

N consigo salvar as fotos no pen drive alguem me ajuda???

Dan disse...

mas ta falando q esta desconectado ajudem-me por favor

Zack disse...

OTIMA FOTO RICK DO BMW Z4