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sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Dicas de Acerto: Pneus

PNEUS
A escolha certa dos pneus em uma corrida é essencial para você poder ganhar tranqüilamente, são componentes responsáveis pela aderência na pista e pela transferência de movimento para mudar a direção do carro. Eles são feitos de combinações de borracha e há muitos fatores que influenciam a aderência.

Um pneu de competição trabalha melhor nas condições em que a temperatura da pista alcança níveis mais altos de calor. Pois as nervuras do piso são geradoras de calor, isso obriga a utilizar e, pistas com muitas voltas (Enduraces) pneus mais duros (logo menos aderente) para que o pneu funcione a uma temperatura correta após certo tempo, diferente de pneus macios que aumentam a aderência mais não são recomendados para este tipos de corrida pois seu desgaste é muito rápido. Resumindo pneus mais macios aumentam aderência, mas gastam muito mais rápido enquanto pneus mais duros diminuem aderência e gastam menos.

O peso do carro em competições

Nas curvas, o pneu não suporta só o peso do carro, como também impede que ele continue a se mover numa linha reta, como tudo que está em movimento tende a fazer. Isso gera uma boa pressão lateral no pneu e torna um péssimo fator quando ele está perto do limite da sua aderência.
Quando o carro está pesado, com o tanque cheio de combustível no começo de uma corrida, há muito mais peso o pressionando para baixo e você pode esperar que isso aumente a aderência, Mas na prática, durante as curvas, o peso aumenta e muito a pressão lateral sobre os pneus, e se concentra nos pneus que estão na parte de fora da curva devido ao movimento do carro.

Isto faz com que o limite de aderência dos pneus externos seja atingido mais cedo, e o carro não ira fazer a curva muito rápido. Devido ao consumo de combustível o carro começa a ficar mais leve fazendo com que a velocidade nas curvas aumente, desde que os pneus não estejam se desgastando de forma inapropriada.

Isto sem contar com a pressão aerodinâmica gerada pelos aerofólios, nas curvas, o pneu suporta uma pressão aerodinâmica para baixo que não tem nenhuma influência lateral, portanto não há nenhuma pressão lateral adicional sobre ele. Quando o ângulo dos aerofólios é aumentado para conseguir mais pressão aerodinâmica, a aderência sempre fica maior. Tendo mais aderência, o carro pode fazer as curvas numa velocidade mais alta, suportar freadas mais fortes e mais em cima das curvas e ainda você terá uma melhor tração nas rodas quando acelera na saída das curvas.

Mas sempre há um preço a se pagar por toda essa aderência extra: quando você aumenta o ângulo dos aerofólios, sua velocidade máxima é reduzida devido ao maior arrasto aerodinâmico.
Enquanto você fazer curvas, ao contrário do que você talvez imagine, os pneus não perdem toda aderência quando ultrapassam o limite. Na verdade, existe uma parte intermediária entre aderência e rodada que é resultado da forma como a borracha do pneu se comporta sob pressão.

Em velocidades abaixo do limite de curva, o pneu se move pela pista na mesma direção em que você apontou. Quando as velocidades de curva aumentam e a pressão lateral sobre o pneu aumenta, a borracha em contato com a pista é deformada, como um elástico. Isso faz com que o resto do pneu e o carro se mova de lado na direção da parte de fora da curva.

Em cada ocasião, o pneu move-se um pouco mais no sentido da parte de fora da curva e, assim percorre um arco, mais aberto do que a direção para onde você apontou. Em outras palavras, ele parece "derivar", ou deslizar, lateralmente.

Embora saibamos que a borracha que de fato está em contato com a pista a cada momento não esteja deslizando.
Quando o limite de aderência é excedido, o pneu enfrenta mais pressão lateral do que pode suportar e, assim, o carro acaba realmente deslizando. Na melhor das hipóteses, isso significará uma perda significativa de tempo e, na pior, o piloto não conseguirá se recuperar da "patinada".

Em geral, virar mais o ´volante´ do carro na curva e/ou aumentar a aceleração leva o carro ao limite. Endireitar as rodas e/ou diminuir a aceleração evita que o limite seja excedido.
Os pneus transmitem quase todas as informações necessárias e suficientes para se saber como seu acerto está tendo efeito sobre o asfalto.
Encontramos três principais tipos de pneus que podem ser adquiridos durante o jogo Standart os de passeio digamos assim, os Sports que possuem uma qualidade regular, e os Racing que são os de alta performance, aqui vou listar preços e fazer alguns comentários sobre os mesmo

Parte: Standard/Economy Tyres
Custo: -
Comentário: Os pneus padrão são usados apenas em carros mais lentos, e não são realmente confiáveis, normalmente é usado para drift, pois ele não tem muita aderência fazendo assim o carro deslizar com muito mais facilidade.

Parte: Standard/Comfort Tyres
Custo: -
Comentário: é o mesmo caso que o acima citado, só use se for fazer drift, a diferença entre os dois é que é projetado para dar mais estabilidade, se fosse comparar os dois entre duro e macio o primeiro é um pneu duro feito para economizar mais pneus como já diz o nome, e este é o macio feito para dar mais estabilidade, mas gastando mais rápido, normalmente ninguém usa eles em corridas normais.

Parte: Sports/Hard Tyres
Custo: 5,100cr.
Comentário: Os Pneus Sports são os quais é mais provável se usar durante todo os estágios iniciais do jogo onde não se tem tanto crédito, normalmente a maioria dos carros já vem com estes pneus. Eles fornecem um grau razoável de resistência, dependendo do tipo que você compra. Os pneus Sports/Hard são os mais duráveis das três variedades, fornecendo uma boa vida util com custo lá em baixo.

Parte: Sports/Medium Tyres
Custo: 6,000cr.
Comentário: Os pneus Sports/Medium fornecem uma dirigibilidade maior do que o Sports/Hard, porém têm uma vida útil mais curta, significando que você terá que ir ao pit mais freqüentemente.

Parte: Sports/Soft Tyres
Custo: 6,800cr.
Comentário: O pneu mais macio dentre os Sports. Estes fornecem muito mais aderência, mas têm também a vida útil bem mais curta. Geralmente estes não devem ser postos em carro que irão correr e irão ter de fazer pit stop. Você deve usa-los apenas para se qualificar.


Parte: Racing/Super hard
Custo: 8,400cr
Comentário: Os pneus racing, são os quais oferecem melhor qualidade no GT4. Têm muito mais resistência do que outros tipos do pneus, mas são conseqüentemente mais caros. Os Racing/Super hard são os pneus os mais duráveis disponíveis; conseqüentemente têm também menos aderência. São perfeitos para serem usados nos Enduraces de 24hrs.

Parte: Racing/Hard Tyres
Custo: 10,500cr.
Comentario: Trabalhando em uma escala mais macia do que o acima citado, estes pneus têm um pouco mais de aderência, o custo é maior, mas o desgaste entre o acima citado é pouco maior, mas a aderência com a pista certamente compensa.

Parte: Racing/Medium Tyres
Custo: 22,500cr.
Comentário: Têm uma quantidade muito boa de aderência, comparando aos outros citados acima, e tem uma excelente resistência, serve muito bem para pistas de 10 a 15 voltas sem precisar fazer uma parada.

Parte: Racing/Soft Tyres
Custo: 35,000cr.
Comentário: Estes pneus tem muita aderência, mas uma vida razoavelmente curta. Em nenhuma corrida que for mais do que 6 voltas, você deve usar estes pneus.

Parte: Racing/Qualifying Tyres
Custo: 47,500cr.
Comentário: Estes pneus têm uma vida util somente para uma ou duas voltas, e como o nome sugere devem somente ser usados na qualificação pois a aderência na qual eles proporcionam não se compara a nenhum outro. Não use estes pneus nem em pistas muito longas mesmo na hora da qualificação, para isso use o pneu citado acima Racing/Soft.

Parte: Dirt Tyres
Custo: 22,500cr.
Comentários: Bom deste nem preciso falar, pois só podem ser usados no rally.

Parte: Snow Tyres
Custo: 22,500cr.
Comentario: Apenas usados na neve.
Ai está espero que gostem! =)

15 comentários:

Viglio Schneider disse...

rick resolvi complementar um pouco o post que já havia sido feito sobre pneus espero que vc goste

Anônimo disse...

Viglio ficou muito bom mesmo,dá para entender tudo sobre pneus,o q eu tinha feito era mais umas dicas rápidas do que escolher para cada corrida.Ah,estou correndo o Fórmula GT nas versão japonesa e usei o acerto do fórmula para Nurburgring em 3 corridas ,Nurburgring(deu para colocar uma volta já na 8ªvolta),Sarthe e El Capitan, e funcionou muito bem

Viglio Schneider disse...

po que bom que tu gostasse! sem duvidas aquele acerto do formula ta muito legau mesmo axo que não vou mais mexer nele hehehe agora tenho um outro em que não mexi, não sei se deixo original ou se tento dar uma melhorada, rick tens mais alguma idéia de alguma matéria que esteja faltando?

Anônimo disse...

Viglio,ficou bom mesmo,só tenho usado outros acertos para pistas mais planas deixando a suspensão mais dura e as vezes diminuindo o downforce;uma coisa legal também é deixar o camber em 0 na traseira para diminuir o desgaste de pneus,tenho conseguido parar depois dos outros carros.Em relação a outras matérias acho q seria legal algo sobre as driving aids e se vc quiser acrescentar alguma coisa ou mudar algo nas outras q eu fiz sobre acertos pode mandar ver

Viglio Schneider disse...

blz esse sabado vo termina uns trabalhos e dai começo a escrever algo, sobre o formula então vou fazer um acerto com o outro que tenho pra esse tipo de pista =)

Anônimo disse...

amigos uma curiosidade: quais carros vem "de fábrica" com os pneus standart?

Anônimo disse...

Novamente...amigos ia ser legal se os próximos championchips do blog fossem mais restritos..eu explico: por exemplo, algo que faltou no jogo, como só sedãs alemães, micro carros(fiat 500, subaru 360,etc.),...
Tá bom demais da conta o seu bog rapaz!!

Anônimo disse...

Baiano é uma idéia legal,mas o pessoal depois de duas etapas de carros de passeio já estava pedindo algum carro de corrida,mas vc quer judiar do povo corren do de fiat 500,rsss.Relação aos carros com pneus standard não sei te dizer,mas acho q a maioria dos carros menos potentes deve vir com este tipo de pneu

Viglio Schneider disse...

o que poderia ser feito no próxima campeonato é o rick escolher um carro diferente para cada pista, seria legau eu axo

Anônimo disse...

como consigo esses carros pretos que estao ai na foto

Viglio Schneider disse...

Anonimo, acima das fotos existe uma lista de matérias, e uma especialmente sobre isso "carros pretos do GT4" lá você sabera tudo sobre eles, obrigado!

Anônimo disse...

oi rick,viglio,eu ando percebendo que os computadores que jogam contra mim abastecem na quase na metade da corrida e eu abasteço meu carro depois de tres ou quatro voltas feitas eu gostaria de saber se tem como colocar meu carro pra abastecer depla pelo meio da corrida pois eu perco muito so abastecendo,por exemplo eu perdi na corrida da nurburgring so por causa do pit stop se tiver como me avisem por favor ta bom
obrigado

Lúcio disse...

Rick
qual tipo de pneu devo usar na corrida tsukuba circuit(special conditions). esta corrida é na chuva e não consigo andar nessas condições. Parabéns pelo blog, estah muito legal.

Rick disse...

Lucio, use o Racing Supersoft, não existe no jogo um pneus específico para chuva; e obrigado pelos elogios ao blog.abraço

Unknown disse...

qual o melhor pneu pra faze a 24 hrs de seartle I e II