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quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Dicas de Acerto: Ajuste dos freios

Freios

O item indispensável para qualquer veículo automotor que se movimente. Não adianta ter um carro veloz se ele possui uma regulagem nos freios adequada para ele, muito forte você vai pastar no grama pois ira travar as rodas, muito fraco e ele não para e você ira beijar a parede.
Para conseguir uma frenagem equilibrada e eficaz nas quatro rodas, é necessário que a distribuição de freios esteja equilibrada, dividindo igualmente o peso exercido sobre cada parte das suspensões.
Os números (De 1 a 24) da barra de regulagem no item Brake Balance Controller indicam a tolerância do ABS (Sistema de antitravamento dos freios).Para impedir que as rodas travem, o ABS libera um pouco as rodas, limitando o poder de frenagem. A regulagem padrão desse dispositivo fica no número 3, normalmente não nescessita mais do que isso em pistas asfaltadas.

Para poder regular os freios você antes terá que comprar 2 equipamentos.
Racing Brakes Kit
Custo: 4,700cr.

Peça: Brake Balance Controller
Custo: 10,600cr.
Comentario: Você precisar comprar este para poder regular o freio, e precisa compar o acima citado, ja que um necessita do outro para funcionar.

O balanceamento de freio é bastante influenciado pelo seu estilo de pilotagem então regule do jeito que você melhor se adapte.

Freios Dianteiros
Um freio dianteiro mais forte faz com que a parte dianteira do carro mergulhe mais do que a parte traseira, isto é, mais transferências do peso às rodas dianteiras. Até certo ponto pode ter um poder de parada maior, permitindo um contato melhor do pneu com a pista, permitindo que o carro faça a curva enquanto você freia. Caso seu carro saia de frente, deixe 1 ou 2 números maiores que o valor da traseira.

Freios Traseiros
Um freio traseiro mais forte, causará as rodas traseiras uma parada mais brusca e dependendo de como você ajusta a potência do freio causara o oversteer (perda de aderência das rodas traseiras durante frenagem muito forte, ´derrape´´). Não é uma coisa ruim, você pôde querer induzir um pouco de oversteer em carros que causam muito understeer (perda de aderência das rodas dianteiras durante frenagem). Resumindo muita força dos freios na parte dianteira, e os pneus dianteiros travam, causando o understeer, o que não é bom. E nos freios traseiros podem travar o que causa o oversteer. Deixe entre 3 e 1, variando conforme a aderência do carro. Caso seu carro saia de traseira, deixe 1 ou 2 números maior que o valor da dianteira.

Como você pode ver há uma causa e um efeito para cada ajuste. Muita força ou pouca de um ajuste causarão efeitos indesejados. Por exemplo, Muita força de frenagem na parte dianteira freia e os pneus travam e causam o understeer. Pouca força de frenagem, e o carro não para, fazendo com que os cavalinhos que seu carro contém vão pastar, como já dizia o Renato hehehe.

Obviamente, um carro mais leve travara as rodas mais cedo do que um carro mais pesado. Você deve ajustar e jogar para prestar atenção à tela para o fumaça dos pneus durante uma frenagem em uma linha reta. Se a fumaça na frente, as rodas travaram na frente (dã), e você deve diminuir a força do freio. No geral, encontrar o ponto em que as rodas começam a travar na parte dianteira é mais importante do que a parte traseira. Ajuste assim o força na dianteira mantendo o freio traseiro baixo. Ajuste então a parte traseira depois que você encontrou regulagem certa para a parte dianteira, geralmente na traseira 1 ou 2 mais ou menos do que a parte dianteira serão bons bastante, e vice versa.

Rally
Em pistas de rally na lama e no gelo, os números deverão ser maiores, já que nesses casos o ABS é indispenssavel, para que você consiga ter controle nas curvas. O indicado é começar no 10 e vá aumentando a atuação do ABS conforme a necessidade da pista, sem dúvidas a maioria dos carros irão sair de traseira nas curvas, deixe a barra Rear com um número ou dois maiores que a dianteira, para o ABS impedir o travamento das rodas traseiras, e com isso, impedindo que você perca o controle do carro. A mesma coisa na dianteira, se você perceber que o seu carro está saindo de dianteira, aumente a atuação do ABS na dianteira.

Asfalto
Em pistas lentas, torcidas, apertadas, o balanceamento deve ser movido pouco mais para traseira com a intenção de provocar um leve oversteer em entrada de curvas sob frenagens.

Em pistas com retas velozes que exigem fortes frenagens a altíssima velocidade você deve mover o balanceamento de freio para a dianteira.

Axo que é isto!

Então estreando minha participação na página principal do Blog, espero ter ajudado, vou me esforçar para mandar sempre matérias do interesse de todos.

13 comentários:

Rick disse...

valeu mesmo Viglio,a gente estava mesmo precisando de um guia de freios aqui no blog!

Pegasus disse...

Boa Viglio, excelente post, não é a toa que vc arrebenta nos campeonatos, entende muito de regulagens.

Viglio disse...

vlw, sempre tento fazer o melhor que posso, estou começando a preparar mais uma matéria!

Vinicius GT4 disse...

ai viglio mais se aumentar o freio ele fica mais forte ou mais fraco??:/

e esse post é muito bom em cara :D:D:D

Viglio disse...

vinicius quanto maior o numero maior a atuação do ABS, mas garanto que vc só ira perder tempo aumentando ele em uma pista de asfalto, usa ele com um numero alto apenas no rally =)

Rick disse...

Viglio hoje eu tava vendo como é importante o ajuste de freios,eu estava preparando o peugeot 206 para aquela one make race da peugeot q é bem chata e só de diminuir a atuação dos freios dianteiros dele já deu mais de 1 segundo por volta

leandro disse...

ola eu queria saber como que faz para colocar body kit

leandro disse...

por fazor me mande por email

sr_fanatico@hotmail.com o negocio do body kit

GustavoM disse...

creio que esta confundindo GT4 com outros jogos xD

nissan R89C race car disse...

pse colocar o freio no nivel 24 ele vai levar vantagem ou desvantagem???

Anônimo disse...

opa! sou novato aqui no blog achei ele 10 ! eu estou com 17% no jogo em nunca mexi nessas regulagens de acerto dos carros. onde faço essas modificações no GT4?

Viglio disse...

anonimo, quando você estiver na pagina da gragem aperte START ou antes de começar alguma corrida vá em settings.
Nissan, freios no nivel 24 servem mais para rally.

Thomas Anderson disse...

Olá, eu acho que o sistema de freio desse jogo é um pouco diferente, no 24 o abs é desativado e o freio trava as rodas, embora seja dificil um carro desse jogo fazer isso somente o mercedes slr mac larem, o corvette zr1 de 90 e o aston martin V8 Vantage conseguem fazer isso e são tambem os carros com o melhor freio do jogo, no 1 o abs é totalmente ativado resultando numa frenagem no menor espaço possivel,O freio dianteiro é que é o responsavel pela maior parte da frenagem do carro, quando se freia um carro o peso é jogado para a frente do veiculo, motivo pelo qual se usam freios a disco na frente dos carros e tambor atrás o freio a disco é mais potente, freio dianteiro travando não causa escapadas o que ocorre é que ele segue reto, o problema é o freio traseiro travando o que causa saida de trseira o chamado cavalo de pau, o ideal para quem não quer usar abs é usar 24 na frente e 8 atras se as rodas traseiras continuarem travando é so diminuir mais, no rally não se usa o abs nem controle de tração nem de estabilidade.Grato.