Translate

sábado, 27 de outubro de 2007

Dicas para Acerto: Suspensão

Eu não sou nenhum expert em ajustes de carros mas tenho procurado me informar mais sobre este assunto e quero começar a me dedicar mais a isso. Vou começar a colocar algumas dicas de como funcionam os componentes para o acerto do carro que eu fui achando em diversos tipos de sites desde GT4, automoblilismo e até um muito interessante sobre automodelismo(RC Masters). Como são muitos itens e cada um atua de uma forma diferente no comportamento do carro é muito difícil encontrar a combinação perfeita,além disso o que funciona para um piloto pode não funcionar para outro.Outra coisa é a sensibilidade para perceber as mudanças no ajuste realizado.Então o que a gente está procurando colocar aqui é só uma orientação para que se façam os ajustes

SPRING RATE: está relacionada com a rigidez e velocidade de atuação das molas,o que pode alterar a estabilidade e condução do carro. Os ajustes funcionam da seguinte maneira valores mais baixos deixam a suspensão mais macia e valores à direita, mais altos , deixam mais dura. Ajustando com valores mais baixos as molas serão comprimidas e descomprimidas mais rapidamente dando maior estabilidade em pistas irregulares.Fazendo o oposto, aumentando os valores a suspensão se tornará mais rígida e as molas terão uma compressão e descompressão mais lenta melhorando o carro para fazer as curvas assim como a tração dos pneus no asfalto. Por outro lado se a suspensão estiver muito dura isso pode fazer o carro perder contato com a pista em terrenos irregulares o que faz perder velocidade, o carro vai “quicando” .Desta forma os ajustes de rigidez vão variar de acordo com o tipo de pista.Em pistas com muitas ondulações é preferível uma suspensão mais macia e em pistas com o asfalto mais regular mais dura.Outra coisa são as zebras,em pistas com zebras muito altas deve-se deixar uma suspensão mais macia.Esses ajustes também devem ser combinados com a altura do carro e amortecedores

RIDE HEIGHT: Refere-se a altura do carro em relação ao solo.Isto tem um efeito nas propriedades aerodinâmicas do carro.Em geral quanto mais baixo melhor pois isso baixa o centro de gravidade dando maior estabilidade ,quanto mais alto o centro de gravidade de um carro, mais instável ele fica no sentido lateral, durante uma curva, a carroceria do carro se inclina para o lado oposto ao da curva, a chamada "rolagem". Reduzir a altura melhora o carro em curvas e diminuindo a passagem de ar sob o carro.Uma coisa importante ao deixar o carro mais baixo é ter um ajuste da suspensão mais duro para evitar o contato do carro com as rodas ou do carro com o asfalto.

SHOCK ABSORBERS: são os ajustes dos amortecedores, sem eles as molas balançariam continuamente.Eles tem ajustes variando de 1 a 10, sendo 1 o mais fraco(mole) e 10 o mais forte (duro). Estes ajustes devem ser feitos de acordo com o ajuste feito na spring rate.Com uma suspensão mais mole deve ser ajustado um pouco mais rígido para impedir que o carro permaneça balançando depois de estabilizado.Já com uma suspensão mais dura o ajuste não precisa ser tão duro pois deixa o carro muito instável, mas também não se deve deixar muito mole.Nos carros com suspensão semi-racing o valor de ajuste é feito tanto para bound quanto rebound enquanto nos com suspensão racing estes ajustes são feitos separadamente

BOUND: este ajuste tem efeito na compressão do amortecedor, ou seja,na sua descida.Tem ajustes vaiando de 1 a 10, sendo 1 mais fraco e 10 mais forte. Isso funciona mais ou menos como a spring rate.Se o ajuste da spring rate já foi feito de forma a deixar o carro mais duro não é recomendável usar valores altos também de bound

REBOUND: este ajuste tem efeito na força com que o amortecedor sofre descompressão, ou seja, na subida.Da mesma forma que o bound é medido na mesma escala de 1 a 10. Como é o bound que causa problemas no carro se ajustado muito forte em terrenos irregulares o reboud pode ter um ajuste mais alto para que o carro recupere mais rapidamente a estabilidade

CAMBER ANGLE: refere-se ao ângulo das rodas em relação ao plano vertical.Um ângulo de 0º significa que as rodas estão exatamente perpendiculares ao solo. Aumentando os valores as rodas ficam inclinadas para dentro.Os ajustes do camber angle melhoram o desempenho do carro nas curvas porém valores muito altos prejudicam a freada por diminuir a área de contato das rodas com o piso.Em geral é recomendável usar valores entre 3 e 4º.Os ajustes podem ser feitos separadamente para rodas dianteiras e traseiras

TOE ANGLE: refere-se a inclinação das rodas no plano horizontal. Os ajustes do toe tem efeitos em 3 áreas: desgaste de pneus, estabilidade em linha reta e na forma como o carro faz as curvas.Olhando um carro de cima se as rodas apontam para dentro ele está em toe-in(convergência) e se apontam para fora toe-out (divergência).Basicamente para minimizar o desgaste de pneus e perda de potência as rodas devem apontar diretamente para frente quando o carro está em linha reta.Toe-in gera desgaste nas bordas externas dos pneus enquanto o Toe-out nas internas. Bom, sendo assim porque não deixar o toe sempre em zero? É que o toe afeta a estabilidade direcional.O Toe-in(positivo) melhora a estabilidade em linha reta e mudanças rápidas de direção enquanto o Toe out (negativo) faz com que o carro faça curvas mais acentuadamente.Carros de rua normalmente são ajustados com toe-in para ter mais estabilidade enquanto carros de corrida podem ser ajustados com toe-out.Em relação ao toe nas rodas traseiras o toe-out pode deixar o carro com muita sensibilidade principalmente na aceleração podendo fazer rodar nas curvas, mas carros com tração dianteira podem aceitar um pouco de toe-out.Toe in é recomendado para carros que saem de traseira


STABILISERS: também conhecidos como “anti-roll bars” agem diminuído a inclinação do carro durante as curvas. Quanto maior o número maior a rigidez. O ajuste depende do ajuste da spring rate. Spring rate e stablilisers ajustados muito duros em conjunto deixam o carro muito instável em pistas irregulares, então se optar por uma suspensão mais dura não altere ou deixe um pouco mais mole

GUIA RÁPIDO

COMANDO DE DIREÇÃO LENTO: endureça a suspensão e barra estabilizadora dianteira

RESPOSTA MUITO RÁPIDA NA DIREÇÃO:amoleça a suspensão e barra estabilizadora dianteira

PERDA DE VELOCIDADE NA CURVA: deixe a suspensão traseira mais mole do que a dianteira e endureça o diferencial

SAIDA DE TRASEIRA NO MEIO DA CURVA: aumente o camber negativo na traseira

POUCA DIREÇÃO NO MEIO DA CURVA: amoleça a barra estabilizadora dianteira

25 comentários:

Anônimo disse...

Excelente post, com certeza vai ajudar bastante.

Anônimo disse...

Que bom que vc gostou,ia deixar um recado lá no campeonato para vcs olharem e darem uma opinião

Anônimo disse...

Vortei!!
Muito bom esse texto serve de apostilha de aprendiz de mecanico!

Anônimo disse...

E aí Gabriel,legal vc aparecer!! Estava bem sumido.Legal vc ter gostado ainda mias q vc é mecânico, mas se tiver alguma correção é só falar

Anônimo disse...

Sobre o Ride Height, é verdade que não podemos rebaixar o carro quando ele é muito pesado?Quero rebaixar um Dodge Viper GTS 99' e, se for o caso, tirar o peso.

Anônimo disse...

Speeder todo carro pode ser rebaixado mas quando fizer isso deve deixar a suspensão mais dura, mas como eu comentei acima o quanto o carro deve ser rebaixado vai depender também da pista e de ir testando cada alteração que vc fizer.Em uma pista como Nurburgring por exemplo vc não deve rebaixar demais porque ela é muito irregualar,já Tókio que é uma pista mais plana já pode

Vanderlei disse...

Muito bom esse post....vou aprender um bocado com ele.....valew!!!

Anônimo disse...

é Rick ficou muito esse bacana esse post sobre a suspenção.

Anônimo disse...

legal q vcs gostaram, eu estava devendo há algum tempo este post, mas vou fazer outros para fechar as dicas de acerto

Danger-Zone disse...

rick sabe aqueles tremiliques que a maquina e o B Spec da nas retas???, é possivel fazer isso?? se vc conseguir me fala como faz ta ok, vlw

Anônimo disse...

Dae!

Já faz um tempinho qu eue vim acompanhando o Blog, e como já é de data que eu vejo como tu intende de setting...
eu tava afim de fazer o Super Speedwat 150 Miles, com o Escudo, mas não consigo acerta um setting bom pro carro.

PS.: Vou fazer no A-spec mesmo..

alguma dica?

Tentei acertar camber angle, mas não ta legal ainda... lembrando que o carro tem que ficar seguro, mas sem gastar muito pneu...

abrass ae...
se tu não acha o Escudo bom pra esse Endurance fala ai que eu vo usa otro carro mesmo...

Anônimo disse...

Caram eu nunca nem tinha pensado em usar o Escudo nesta prova.Eu acho melhor carros como o Minolta,Mazda, etc...
Dá uma olhada em um post dicas do Gran Turismo world Chmapionship;eu sei vários carros e tem alguns acertos que ficarm bem bacanas pra economizar pneus

Anônimo disse...

dae rick
sou novo nesse negocio de acerto de carros e nao consigo entender muito bem essas dicas de acertos nos posts.
so queria pedir para voce fazer uma apostila bem resumida e bem explicada com exemplos de como usar cada peça e para que servem.
e tambem para colocar em pdf para poder imprimir e realmente fazer uma apostila.

Anônimo disse...

imagens ajudam.

Anônimo disse...

PO TEM AS VEZES Q EU NAO CONSIGO COLOCAR O Q ESTA PEDINDO NA SUSPENSAO(RIDE HEIGHT) EX:COLOCAR F:92 SÓ VAI ATÉ 96
ME AJUDEM
VALEU

Anônimo disse...

Cara, provavelmente tu não comprou o melhor kit de suspensão, volta lá na marca ou na aftermark do seu carro e compra o melhor kit. Não acho que deve ter erro nesses números, afinal de contas são muito importantes pra haver confusão.

Jooh disse...

Cara vcs sao di +
so muito fan deste site
ele eh a salvaçao para mim
kkkkk
i olha gostaria de saber quanto tempo +/- vcs demora para regular um carrio perfeitamente

vlw pela atençao

Viglio Schneider disse...

Jooh isso depende muito, a maioria dos acertos que faço para o blog, passo uns 15, 20 minutos, mas quando participava dos campeonatos do blog ficava até 2 dias em cima do carro! e sempre tem algo para melhorar!
Vlw pelos elogios!

gt4 disse...

para um caro tipo (toyota minouta,nissan r32, mazda etc)e melhor dexar o toe angle em quanto ?
não entendi direito

Christian disse...

alguem pode fazer um acerto para a toyota rsc rally raid car para a pista costa di amalfi?

Anônimo disse...

toin, toin out... hahah
normalmente carros off road tem o ajuste da roda dianteira divergente e o da traseira convergente...
isso segura bem o carro nas saidas das curvas.

Unknown disse...

Meus parabéns pelo Blog. Perfeito... Pena que só vi a "lista de carros únicos" depois de vender meu Audi Nuvolari ... rs...

Anônimo disse...

Olá!!!
Sou novo no site e gostaria de parabeniza-los, pois esse site eh realmente PHODA!!!!!!!!!!
Mas, sem querer me achar, na parte de Toe, há um erro.
O Toe-in favorece nas curvas e o toe-out favorece as retas.
Pois com toe-in, numa curva, enquanto a roda do lado interno estará tangenciando, a roda do lado externo estará "empurrando" o carro para dentro, assim evitando com que ele saia(understering).

Favor mudar a informação para melhor comodidade dos "tunners"

Abrass

AShi

Anônimo disse...

Oi galera hoje eu peguei pra ajustar meu SUPRA RZ 97 eu já cheguei a 375KM/h com ele mais hoje quando fui correr de novo no test curse ele começou a apresentar problemas na estabilidade quando chego para fazer a curva no TEST CURSE ele começa a escorregar na pista.
Queria que vocês me ajudassem com isso tanto quanto chegar a velocidade máxima quanto a ter maior rigidez na curva.
Espero Resposta VLW POR TD!!!!

Anônimo disse...

eu queria deixar a susp. mais macia e quicando igual a de verdade tem como?