Translate

domingo, 15 de julho de 2007

Guia para iniciantes!

O Jogo

Gran Turismo 4 é um jogo de corridas que se enquadra na categoria "Simuladores". Diferentemente de jogos como NFS, onde predomina o "Arcade". Portanto, é mais difícil guiar um carro no Gran Turismo.

O Modo granturismo é a coqueluche do jogo. Ali, o jogador poderá ganhar carros, disputar campeonatos variados e conseguir creditos para compra de novos bólidos. Para isso, é importante que o jogador novato saiba que caminho seguir e em qual sala ir. Para ajuda-los, vou descrever abaixo cada sala:
  • Home: A base do jogador. Lá, o piloto poderá salvar seu progresso, guardar e selecionar seus carros, visualizar o dinheiro disponível, vender seu carro.
  • License Center: O jogador deve tirar as licenças que darão direito a disputar determinados tipos de competição. São 5 licenças, com 16 provas cada uma. Cada licença completada dá ao jogador um carro novo.
  • Beginer Events: Sala com vários campeonatos, onde variados tipos de carro competem entre si.
  • Professional Events: Sala com vários campeonatos, onde variados tipos de carro competem entre si. O Grau de dificuldade dessas competições é maior.
  • Extreme Events: Sala com vários campeonatos, onde variados tipos de carro competem entre si. O grau de dificuldade é o máximo possível. Acessível somente quando ganhos todos os eventos em Begginer e Professional Events.
  • Endurance Events: Competições mais longas e extenuantes, como 24 horas, 1000 milhas, etc. Acessível apenas com 25% do jogo completo.
  • Driving Missions: 34 missões de dificuldades variadas, desde ultrapassagens a magic laps. Cada missão é disputada com um carro diferente.
  • Special Conditions Events: Sala dos eventos "Rallys", onde você usa seu carro em disputas de rua, neve, pista molhada e terra.
  • Sala de países: Em cada sala dessa, o competidor tem acesso aos respectivos fabricantes daquele país. Em uma sala de fabricante, é possível comprar carros novos, tunar seu carro ou comprar carros clássicos. Alguns fabricantes ainda possuem salas para competições, que, se ganhas, garantem também um carro novo.
  • Japanese, American e European Events: Competições regionais, nos mesmos moldes das salas Begginer e Professional.
  • Historic, Used Car Showroom 1&2: Salas onde existe a possibilidade de compra de carros usados.
  • GT Auto: Troca de óleo, lavagem e compra de peças (rodas e aerofolio) para seu carro. Trocar o óleo logo após a compra de um carro garante um aumento de HP para seu carro.
  • Tunner Village: Alternativa de tunning às lojas por país.
  • Photo Travel: Fotografe seu carro a vontade nessa sala.
  • City Courses, Power & Speed, Driving Park, Original Circuits, World Circuits, Dirt & Snow: Salas destinadas essencialmente para treinar com seus bólidos em determinadas situações ou em um circuito específico.
No começo, por falta de conhecimento, cometi muitos erros e bati muita cabeça até conseguir evoluir no jogo. Também gastei muita grana atoa, portanto, escrevo esse ítem para que quem estiver começando agora não cometa os mesmos erros que eu cometi. Portanto, aqui vão algumas dicas básicas:

Com que carro começar?

Tire as 4 primeiras lincensas. Você ganha um Nismo 270R '94 (um sedan preto) no término da a licença IA. Tune ele e com ele, você consegue ganhar competições no begginer e no japanese events, e por consequencia, carros e dinheiro. Dispute a primeira competição no Japanese Events com ele para ganhar um Nissan Fairlady Z Concept LM Race Car '02. Ótimo, com o Fairlady, dispute a segunda competição do Japanese Events para ganhar o Nissan Motul Pitwork Z (JGTC) '04. Aí, meu amigo, é festa! Dispute tudo o que conseguir com o Motul (e não vai ser pouca coisa).

Ganhando bastante dinheiro.

Com o Motul em mãos, dispute os Special Conditions events que conseguir. Note que o segundo evento dessa sala é baba de se conseguir e dá um carro de 265 mil créditos. Você pode ganhá-lo e vende-lo, e ganha-lo denovo. Baba, em pouco tempo, você estará com crédito suficiente para comprar os carros necessários para as competições específicas.

Que carro usar em cada competição?

Begginer Events - Use o Nismo 94 em todas que conseguir. Aqui vão sugestões para o caso do seu Nismo 94 não servir!

  • Sunday Cup: Use seu Nismo 94.
  • FF Challenge: Honda Civic type R
  • FR Challenge: Corvette Stingray 69
  • 4WD Challenge: Mitsubishi 3000 GT
  • MR Challenge: Um Toyota MR2
  • Light Weight Cup: Honda Beat Versão F
  • Spider & Roadster: Fiat Barcheta Giovanne Due
  • Sports Truck Dodge Ram
Professional Events - Use o Motul nos enventos que conseguir. Os carros adquiridos para o Begginer servem nos eventos específicos do Professional. A competição mais difícil é a Gran Turismo World Championship. Nessa competição, a coisa muda de figura.

Ganhando a Gran Turismo World Championship: Bem, essa competição é embaçada pra ganhar. Entram em cena corridas mais longas e a necessidade de fazer pit-stops. Consegui ganhá-la usando um PlayStation Pescarolo C60 Race Car 04, que custa a bagatema de 4.500.000 créditos. Como conseguir esse tanto de créditos? Bem, ganhe dinheiro vendendo seus carros adquiridos nas Special Conditions dá uma boa ajuda.

O Setup básico do seu Pescarolo é o seguinte: Tunning no máximo (turbo, brakes, etc), pneus R3 na frente e R2 atrás. Brake em 3 /3.

Dica: Use a opção Pratice antes de cada corrida. Essa opção dá a oportunidade de sair na pole.


  • Corrida 1 - Tokyo r246: Use o setup básico, faça o pit na volta 6. Pista fácil, vitória garantida.
  • Corrida 2 - Twin Ring: Use o setup básico, faça o pit na volta 16. Corrida oval, vitória garantida.
  • Corrida 3 - Hong Kong: Use brake 8/19. Essa corrida é muito complexa. Não deixe de frear assim que a luz do indicador acender.
  • Corrida 4 - Seoul Central: Use o setup básico, porém não faça pit stops. Dirija sem usar muito os freios, poupando pneu que a vitória é certa. Na curva antes da reta de chegada (em volta da estátua) é possível usar a parede para dar uma ajudinha.
  • Corrida 5 - El Capitan: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista.
  • Corrida 6 - NY: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista.
  • Corrida 7 - Opera Paris: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista.
  • Corrida 8 - Suzuka: Essa é embaçada demais de ganhar. Treine muito e depois mais um pouco. Coloque um pouco mais de freio na traseira, pode ajudar.
  • Corrida 9 - Grand Valley: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista.
  • Corrida 10 - La Sarthe: Setup básico, treine bastante pra conhecer bem a pista, principalmente o momento certo de brecar, antes das chicanes.

Ao ganhar esse campeonato, você ganha o Ford GT da abertura do jogo, que pode ser usado para ganhar alguns Americans Events.

Para ganhar o F1:

Para ganhar o formula, só existem 2 maneiras: completar 100% do jogo ou ganhar as 24 horas de nurburgring, na sala Endurance Events. Como voce teria que ganhar todas as corridas para atingir 100%, ganhar a corrida de nurburgring é a única opção.

Use seu Pescarolo com pneus Sports Medium. Corra em b-spec, você deve ganhar a corrida com muitas voltas de vantagem! Existe ainda a opção de se adiantar em 3x o tempo da corrida, no modo b-spec, logo, a corrida de 24 horas cai pra umas 9 se voce monitora-la. Lembre-se de que o carro volta pra velocidade normal após o pit stop. Uma vez que o carro realiza pelo menos uns 30 pits durante a corrida toda, ou voce deixa seu ps2 ligado ou voce monitora a corrida.

Eu fiz assim: Deixei o ps2 ligado e fui trabalhar. Cheguei do trabalho com 11 horas de corrida realizada. As 13 horas restantes eu monitorei. As 23h00 já estava com o F1 em mãos.

Conclusão:

Se você chegou até aqui, com toda certeza já está craque no jogo. Ainda assim, toda a ajuda é bem vinda. Existem excelentes materias de apoio.

113 comentários:

Anônimo disse...

e aí Davi, blz!!!Caprichou no seu primeiro post, muito completo.Parabéns!
Gostaria apenas dar mais duas sugestões de carros para o world championship, que são mais baratos e com turbo e pneus corretos ganham também este campeonato que são o Mazda 787B e o Jaguar XRJ-9 e custam 3.500.000 créditos.Não foram os q usei na primeira vez(utilizei um audiR8), mas depois repeti este campeonato com eles e foram muito bem. Outra coisa é em Nurburgring, nas 24 horas dá para ganhar bem com o Mercedes CLK Touring Car que é ganho no Legends of Silver Arrow no one make races da Mercedes. Um grande abraço e valeu a surpresa, ficou muito legal mesmo

Davi Antunes disse...

Opa, estamos aí pra isso.

Aproveito pra agradecer, consegui passar a drive mission 10 graças a seu vídeo, rsss...valeu!!!

um grande abraço, acho que com o tempo, podemos de fato formar uma grande "enciclopédia" sobre Gran Turismo 4 com esse blog!

Anônimo disse...

Davi, é o que espero mas é dificil pacas, rsrs mas aos poucos a gente chega lá. Um grande abraço

Anônimo disse...

Davi, eu não sei se você percebeu, mas o NISMO 270R(S14) 1994 é um carro tunado do Nissan Sylvia.

Anônimo disse...

Davi, eu ia esquecendo, parabéns também por ter ganho o fórmula. esse q vc ganhou lembra uma Jordan, tenho um igual e acho muito bonito

Davi Antunes disse...

Não tinha percebido Sauber, mas se eu não me engano da pra usar ele em alguma competição de Sylvias (acho q dentro da Nissan), não é isso?

Rick, Realmente lembra a Jordan da época do Barrichelo, não...na época q ele fazia propaganda de mortadela...rsss

Abraços!

Davi Antunes disse...

Rick, é verdade que você tem 4 Fórmulas? rsss

Anônimo disse...

è sim Davi, tenho um azul, um amarelo e preto, o preto e agora na versão japonesa um prata e preto.Vai ter pacinecia assim de fazer corrida de 24 horas rsrsInda quero ganhar uma "Ferrari"

Anônimo disse...

Legal, Rick, mas eu gostaria muito, muito, muito mesmo de ganhar o Formula Gran Turismo todo branco com o símbolo da Mobil ou o Branco e Azul. Esses eram os que eu mais queria ganhar. No Arcade Mode eu uso muito o Formula todo Branco e algumas vezes o Azul. Mas eu estou contente de pelo menos o meu 1º Formula ser Branco e roxo.

Anônimo disse...

O todo branco é muito legal mesmo. O duro é paciência e sorte para conseguir o fórmula da cor desejada

Anônimo disse...

E aí Sauber blz, cara eu tenho o formula todo branco e ele é bem bonito, mas eu queria ganhar mesmo o azul ou aquele verde com vermelho e branco tambem acho bem bonito mas me contento com o da mobil mesmo.

Anônimo disse...

Ah, não Luizrhn, que sorte!!!!!!! Você tem o Formula Gran Turismo todo branco com o símbolo da Mobil. Nossa!!!!! Que sorte.... Esse era o Formula que eu mais queria. O Azul e Branco eu também achei lindíssimo ^.^.

Davi Antunes disse...

Galera, acho que vou trocar meu Pescarolo por um Minolta...ando me decepcionando mto com o Pescarolo nos campeonatos extreme... ele tem a saída mto lenta em relação aos outros carros, e acho que consigo 400km/h com o Minolta também, não?

Rick e demais amigos, gostaria também de uma dica: Que carro usar para ganhar as corridas na terra e na neve, na Special Conditions Room?

Aguardo resposta, um abraço a todos.

Anônimo disse...

Aí Davi um carro que eu achei muito bom para correr essas corridas eu usei o ford Escort Rally Car 1998, ele é um carro até que bom tem uma aceleração radida tem estabilidade na minha opinião é um carro bom, espero que te ajude vlw.Um abraço

Anônimo disse...

Aí Davi um carro que eu achei muito bom para correr essas corridas eu usei o ford Escort Rally Car 1998, ele é um carro até que bom tem uma aceleração radida tem estabilidade na minha opinião é um carro bom, espero que te ajude vlw.Um abraço

Anônimo disse...

Ah Davi os carros da subaru tambem são bem bons

Anônimo disse...

Davi eu usei muito o Subaru 2001 concept,mas o carro que eu achei mais r�pido por incrivel q pare�a foi o Lancia Delta rally car de 1985

Anônimo disse...

Ah, Davi com o Minolta vc não vai ter decepções nestes campeonatos. Consegui ganhar tudo com ele

Anônimo disse...

É verdade Rick esse Lanica de 1985 tem uma velocidade bem boa.

Anônimo disse...

eu percebi no Rally swiss alps hard quando competi contra ele com meu subaru, com turbo e tudo foi dificil ganhar. Depois passei a competir com ele

Anônimo disse...

Aí Davi só que se vc usar um carro muito rapido, por que tem pistas com certas lombadas vc pode acabar bater na parede e aí meu amigo vc ganha um belo de um penilty rsrsrs e de quebra pode ainda acabar perdendendo a corrida vlw.

Anônimo disse...

Concordo totalmente, Rick. O carro de Rally que eu mais gosto, apesar de não ser o melhor, é o Lancia Delta S4 Rally Car 1985 com 580 HPs. Eu gostei muito dele e eu consegui ganhar TODOS os Rallys de Neve e Dirt(terra) com ele. Até hoje eu o dirijo bastante. Ele já está com mais de 900 milhas percorridas, o que, na minha opinião, é muito caminho percorrido para um carro de Rally que tem velocidade máxima(top speed) de 160 mph!!!

Anônimo disse...

Eu gostei bastante do Lancia Delta 1985, mas até que se dei bem com o Ford Escort Rally Car 1998 achei um carrinho bem bacana.

Davi Antunes disse...

O lancia eu tenho, vou tentar ganhar com ele então!!! valeu!!!

Rick disse...

Davi experimenta mesmo ele q eu acho vc vai gostar muito. Depois vc me fala. um abraço

Anônimo disse...

Rick..
eu tenho uma dúvida para competir num campeonato do professional events..
oq seria "productions cars" ??
eu nao acho nenhum q se encaixe nessa classificação! "/
flws

Anônimo disse...

Thiago quando aparece esta mensagem significa que vc não pode usar carros concept e nem de corrida, só de produção em série, ou seja, carros de rua.se ainda ficar com dúvida pode perguntar.vlw!!

Anônimo disse...

Entendi..
Vlw Rick..
Queria te parabenizar..pq seu site é mtu bom!!!
Flws

Anônimo disse...

Muito obrigado Thiago!!A equipe toda agradece, da um pouco de trabalho mas a gente se diverte fazendo e fica contente em saber q a galera está gostando.Um abraço

Unknown disse...

Ae eu tenhu uma dika pra iniciantes!

Qdo comessar pela primeira vez o jogo
entre na showroomII ai compre um lancer evolution Prata q tem la ... eh o 6 se eu naum me engano

com ele vá ateh Special Conditions e vah para costa de amalfi ...

se naum me engano corre um celica e um Delta ali

com o lancer da pra vencer

vença as 2 corridas para ganhar o RSC toyota Rally car

ele vale 250 mil dolares o.O geito facil de conseguir dinheiro !!!

Ateh mais !!! espero ter ajudado

Unknown disse...

costa de amalf easy !

Anônimo disse...

olha comenta o meu novo blog

http://campeonato_gt4.blogs.sapo.pt/


um abraço andre

Anônimo disse...

Bah, esse guia tá tri bom.Sabe, depois que eu li teu guia, me deu vontade de compra um pescarolo.E com esse R92CP que falei na matéria dos carros pretos, não vai ser difícil.

Thiago Carline disse...

Speeder legal sua ideia eu gosto mto do pescarollo tenho tres na garagem qr dizer um branquinho eh do meu irmao e outro do mesmo modelo eh meu e tenho tbm um verde q eu adoro correr com ele!!! irei postar uma foto dele pra vc dar uma olhada!!!!!! tenho tbm os dois r92cp um preto e o outro da cor original q eh azul, branco e vermelho q tbm eh um xodó pra mim!!1
abrasos e davi parabens pelo seu guia!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá o video do driving mission 29 não está abrindo.

Anônimo disse...

valeu o toque,já resolvi o problema.Pode abrir que já está funcionando de novo

Anônimo disse...

Eaí Davi, beleza?Quero dar outra sugestão pra ganhar dinheiro:depois que fazer as Special Condition Events que tu falou, compre um ABT Audi TT-R
Touring Car.Tune-o e vá correr o Deutsche Touring Car Meisterschaft.Corra lá algumas vezes, de preferência 5.O prêmio é a AMG Mercedes CLK-GTR.Além de ser potente, vale mais de 700,000.Fiquei "rico" assim.

Anônimo disse...

Eai eu começei a jogar gran turismo a pouco tenpo, so que tem uma corrida que estou com muita dificuldade Gran Turismo World Championship: na terceira corrida Corrida 3 - Hong Kong eu ja configurei o setup basico, ja pratice para larga na pole.Mas minha grande dificuldade e em relacao ao pit stop nao sei que volta devo para se agluen souber por favor posten.

Anônimo disse...

Iago,faz um tempo q não jogo esta corrida,mas é assim,se vc usar os pneus R3 na frente e R2 na traseira deve parar na mesma volta dos outros carros.Se vc fizer voltas na casa de 1'10 ou abaixo já vai abrir uma boa diferença para os outros e com certeza vai ganhar

Anônimo disse...

ae sera q alguem pode me ajudar ???
preciso saber como jogar em duas tvs e nao tenho ideia de como fazer isso....tenho um ps2 slim e nao sei como fazer.... da pra usar internet a radio ???? como eu faço pelo amor de Deus ??? quero curtir tudo que o melhor jogo de corrida de todos os tempos tem pra oferecer!!!! desde ja fico grato por qualquer informaçao... tah muito legal esse blog ....tah serio,e com pessoas que realmente ajudam as outras!!! valew!!!!!

Anônimo disse...

CapitãoJack,neste site
http://www.gamerz.com.br/portal/content/view/116/29/
tem a explicação,infelizmente está um pouco cortada,falta o final de algumas frases,mas dá para entender mais ou menos.De qualquer forma é uma idéia legal para um post e a gente vai atras para colocar aqui,vlw

Anônimo disse...

Tô com uma dúvida. Na tela de seetings do GRAN TURISMO Skyline aparece, em baixo de todas as opções a mensagem: Stage 3 Stiffness. O que seria isso?? Osoutros carros que tenho não têm nada escrito nesta parte da tela...

Anônimo disse...

Douglas eu nunca cheguei a reparar nisso mas vou procurar e se descobrir te falo

Anônimo disse...

Olá Rick , meu nome é João e é a primeira vez que comento aqui no blog , e primeiramente quero parabenizar pelo EXELENTE blog que sauva mt gente

Bom deixando as formalidades de lado, vamos para o que enteressa ;-) infelizmente perdi um save do GT4 (corrupeted file) e tive que começar td de novo (grande dor nos ovos)daí resolvi segui algumas dicas aqui e tive um problema, mais expecificamente no Japonese Event em que no primeiro Championship corri com o Nismo , Tunado td no máximo, mas infelizmente perdi algumas corridas e até cheguei em ultimo POR CAUSA DOS PNEUS,ficava tão dificil de pilotar, escurregava tando que tds me passaram ;-(

Gostaria de saber se há alguma dica de calibragem do Nismo para evitar que ele cantar tanto pneu.

Atenciosamente João

ps:neste torneio os pneus são sport
;-(

Anônimo disse...

João eu teria que corre de novo esse torneio para ver,mas que eu me lembre o carro que eu usei foi o Nissan Fairlady, que passou muito bom. Uma pergunta, vc usou penus Sport soft ou médios??Porque eu acho que os médios aguentam bem.Outra coisa é q neste tornieo é possivel fazer os practices, o que ajuda muito.
Agora,como é ruim perder um save.Eu perdi o meu daversão ajaponesa e fiquei muito chateado

Viglio Schneider disse...

João vou te explicar o que está acontecendo.

O erro que muita gente comete ao tunar o carro todo nesses campeonatos que só podem usar pneus standart e Sports é que quanto maior o hp do carro mais ele vai andar exigindo muito mais dos pneus, por exemplo um carro normal com 400hps aguenta facilmente os Pneus Sports, pois esta dentro da capacidade do pneu de aguentar tal pressão exercida pela velocidade, carros com mais de 550hp no jogo normalmente ja vem com pneus racing que são os apropriados para aguentar maior velocidade sem ultrapassar os limites do pneu. então mais vale pegar um carro "certo" para cada competição do que pegar um muito mais rapido mas que não aguente na pista pelas regras do campeonato, faça como o rick disse tente usar os Sport medios, se não resolver tente com o hard mas aconselho a usar um carro normal para essa competição. outra coisa é aumentar bastante as driving aids assim o carro ficara mais estavel, e não gastara tanto pneu.

Unknown disse...

Muito obrigado tanto Rick com Viglio,
entao eu consegui passar mesmo com nismo ,mas com pneus medios atras e soft na frente...aguentou bem ;-)

mas esses ajustes que eu me enrolo bastante, tenho que ler com calma,
nem sabia que tinha que aumentar o driving aids

e por falar nisso postei um comentario pedindo o acerto do Nissan fairlady z Concept ML racer ´02 e aproveitando pesso de novo ;-) mais uma vez MUITO OBRIGADO!

abraço!

Anônimo disse...

Muito obrigado tanto Rick com Viglio,
entao eu consegui passar mesmo com nismo ,mas com pneus medios atras e soft na frente...aguentou bem ;-)

mas esses ajustes que eu me enrolo bastante, tenho que ler com calma,
nem sabia que tinha que aumentar o driving aids

e por falar nisso postei um comentario pedindo o acerto do Nissan fairlady z Concept ML racer ´02 e aproveitando pesso de novo ;-) mais uma vez MUITO OBRIGADO!

abraço

Eventos disse...

Já ganhei todas as corridas do beginner e professional mas, quando tento entrar no campeonato, vem a mensagem "orimeiro tem que ganhar todas as corridas desses dois eventos! O que estou fazendo errado? Grato

Viglio Schneider disse...

Eventos, certifiquese de que vc passou todas as corridas dos campeonatos em primeiro lugar, pois se tiver uma em segundo ou terceiro não ira habilitar os outros campeonatos!

Eventos disse...

Viglio, estava lendo uma outra dica sobre o GTWC e está informando que tem qu e correr com A-spec. O que é isso? Eu já tenho todas as licenças. Braço

Viglio Schneider disse...

Eventos, o Modo A-spec é representado como vc sendo o piloto do carro, existe tb o modo B-spec veja esse link http://granturismo4rick.blogspot.com/2007/10/correndo-em-b-spec.html

nesse modo o computador joga por vc, ou seja vc vira o diretor de prova do jogo. então se vc jogo nesse modo, vc mesmo tem que jogar as corridas em que usou este recurso. =)

Eventos disse...

Valeu, vou tentar qdo chegar em casa.Braço

Anônimo disse...

Tenho 52 anos e comecei a jogar junto com meu neto, até comprei um Playstatiton e o jogo GT4só inicialmente jogava no arcade mas agora descobri que exite o módulo Gran Turismo e estou realmente gostando do jogo.
Como posso fazer para adquirir um F1 sem fazer as 24 horas de Nurburgring.

Anônimo disse...

DTS,as únicas formas de conseguir o fórmula jogando são a corrida de Nurburgring ou completando 100" do jogo. a outra maneira só se conhecer alguém esteja jogando GT4 também e pedir o memory card emprestado se essta pessoa já tiver o fórmula e fazer trade;no caso vc cmpraria um fórmula deste outro memory card

Eventos disse...

Continuo sem acesso ao Campeonato. É necessários ganhar todas as corridas de todos os campeonatos ou só do Beginner e Professional?
Braço

Viglio Schneider disse...

Eventos vc ja passou todas as licensas do jogo?

Eventos disse...

Sim, todas as cinco.

Anônimo disse...

e ai blz!! eu ia a 70% do jogo..e hj kd liguei o grand turismo 4 para jogar..ele disse k tava corrupto..ja e a segunda vez k me acontece isto..k poderei eu fazer de novo??? nao kero começar de novo..uma vez k ja tinha o formula grand turismo...sera k vc n me pode enviar o save?? urgentemente!!
mxasinhas10@hotmail.com

abraço mano!!

Anônimo disse...

kra eu to começando com o gt4 e tava apanhando que nem voce no começo. ai resolvi tirar as licencas b e dps a. Ai descobri o seu blog(aliás, gostei e já ta no favoritos) e vi o guia para iniciantes e resolvi ir tirar a 3a licença, ib, pra ganhar o Nismo 270R '94. Só que quando terminei a ib ganhei um carro da nike, que nao serve pras corridas do beginner!! que que eu fiz de errado?? Abraço

Anônimo disse...

Helder, vc não fez nada de errado;o o Nismo é prêmio por fechar a licença Ia e nã a Ib.Desculpe a informação q está errada

Piloto disse...

Olá amigos, como eu faço para diminuir o tempo de Nurburing 24 horas para + - 09 horas, li por aqui que é possível em modo B-Spec, alguém pode me ajudar?????

Rick disse...

piloto, de uma olhada no post "correndo em B-Spec", tem as informações e até um video demonstrativo

Anônimo disse...

pois e.bem informativo esse post.quando eu comecei a jogar eu apanhei e tive varios erros em escolher os carros.esse post vai ajudar muito aqueles que vao comecar o jogo

Anônimo disse...

Jaguar eu psso te dizer que penei muito no começo também; eu não tinha jogado nenhum outro da série e até descobrir o melhor caminho dei muitas cabeçadas, rssss

Anônimo disse...

Post mto bom, mto msm, só esqueceu que com o Nismo 270R vc pode ir em Nissan, One-Make Races e Silvia Sisters.

Você pode vence - lá com o Nismo.

Laercio Junior disse...

Ai Gente, eu comecei agora, tô com 11,1% concluido, não é quase nada, ms agora que descobri esse site, posso tirar minhas duvidas, fazer sugestões e etc. i eu nem sabia que o Nismo era tão bom, o primeiro carro que eu comprei, foi o primeiro que eu turbinei!!!!!! O Nismo eu tinha ganho e nem pensei em tuna-lo!!!!!!! Valeu!!!!!!!!!!!!!

Laercio Junior disse...

Ai gente eu escrevi ontem, e peguei vários macetes, ontem eu tava com 11,1% concluído, e com um Nissan Skyline (acho que é assim que se escreve) de 411 cavalos. Pra vcs terem a idéia, só jogando hoje de manhã no Japanese Events a primeira conpetição eu consegui um Nissan 350 Z Concept LM... e depois fui correr a de baixo a segunda e consegui um MOTUL, tunei ele e foi a 929 cavalos, foi o carro mais potente que eu já vi, eu ainda não andei mas quando eu começar a correr, a muleque, sai da frente. Só uma coisa me encabula, é que eu corri todas essa corridas em B- Spec, (tava com preguiça) eu tÔ indo pelo caminho certo???
Pois eu começei a jogar faz quase 1 ano, ai eu não sabia mais o que fazer, ai parei, depois de alguns meses voltei a correr tava correndo bem, conseguindo vários carros, até que não sabia mais o que fazer, de novo, eu pensei assim, não tem mais nada pra joga nesse jogo, acho que vou deletar do meu MEMORY CARD, ai quando eu ia deletar vaio na minha cabeça: Por que vc não vai na net e vê se tem algum macete??
Ai eu pensei e pesei e falei pra mim mesmo na net tem tudo eu com certeza vou achar. Fui em vários sites e a maioria tinha vírus, ai eu fui no GOOGLE e coloque "Como ganhar dinheiro no Gran Turismo 4" de quebra vaio este blog, que me ajudou muito. Muito obrigado vcs foram a salvação da minha vida!!!!!!!!
Obs: Eu já tinha tirado todas as licenças até a Super Licensa, eu já tava preparado pra correr quando deu dados corrompidos, cara eu quase chorei, depois daquilo tudo, depois de horas jogando acontece isso. Só falando igual ao meu primo "é a vida" rsrsrsrs!!!! O blog ta muito show, toda vez que entro na internet venho logo nele, botei ele até como favorito!!!!!!!!!!!!!!!Obrigado pessoal, e quem ler isso, me manda uma resposta, sobre a pergunta lá de cima!!!!!!!Obrigaduuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Laércio, obrigado pelos elogios ao blog.Esse sempre foi o nosso objetivo e é legal saber que está funcionando.Em relação ao q vc perguntou só acho q correr em B-spec logo no começo e em eventos que são bons para treinar não vale muito a pena.Eu usei o B-spec praticamente só nos endurances

Laercio Junior disse...

Primeiramente, muito obrigado Rick por responder a minha pergunta. Eu já conheço todas as pistas, e corro bem em várias, é que eu tava procurando a muito tempo como correr no B-Spec, agora que eu descobri, quero Usufruir um pouquinho. Eu já tÔ com 20,% concluído, e também to jogando igual a um viciado!!!!!!!!!!!!!!
O meu sonho é ganhar um daqueles carros pretos, como o Nissan R92CP Race Car 1992!!!!Eu nem ligo pras Fórmulas, ta bom eu bem que queria uma. e quando conseguir venho aki e digo ta pessoal!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

pessoal, preciso de ajuda, to com 4milhoes e meio com 20%do jogo completado, que carro eu compro pra me ajudar a progredir no jogo?, um toyota gtone?

obrigado

Anônimo disse...

Bruno, depende muito dos campeonatos que faltam para vc fazer.Vc pode ir comprando os carros de acordo com as dicas para cada tipo de evento.Vc pode procurar por vários posts q temso de sugestões de carros. Outra coisa é q completando os 25 % vc pode fazer o endurance de El capitan e ganhar o minolta economizando um pouco

Anônimo disse...

obrigado rick, to quase terminando o begginer events e o proffessional tmbm, entao queria gasta num carro bom pra ganha o ultimo campeonato dos professional, vi em um post que eh bom um jaguar de 3,5milhoes, um bmw tmbm, ae vo pensa mais um pokinho

Laercio Junior disse...

Pessoal, finalmente, comprei um carro usado, muitoooooo bom. O Nissan R92CP Race Car 1992 Preto, o especial. que aparece entre os dias 694 a 700, e etc... To correndo agora os Endureces Evests, eu gostaria de saber qual carro usar em cada competição. Valeu fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Laercio Junior disse...

Iniciantes, vcs que já perderam alguma vez todos os dados, (é quando aparece quando vc tenta abrir o jogo, mas não consegue) o truque é não salve mais de duas vezes repetidamente, pois eu só pra testar salvei 2 vezes e meu jogo foi todo pro pau. Se vc tem alguma duvida se salvou o jogo mesmo, vai lá e troque de carro. Esse é o truque pra não aparecer na sua tela "dados corrompidos". Valeu pessoal. Eu não sou um professor mas estou dando algumas dicas valeu!!!!!!!!!! Alguém ai que já tem experiencia no jogo mais do que eu, responde por favor a minha pergunta ai em cima e outra que eu fiz na matéria "Burlando o Jogo"Muito obrigado e até!!!!!!!!!!! Entro no Blog todo dia em.

Viglio Schneider disse...

Laercio, você pode usam o Nissan que você comprou que ele ganha muito bem, só não esqueça de trocar o óleo do carro e comprar a peça para renovar o chassi do carro.

Laercio Junior disse...

É que tem algumas provas que eu não posso correr com ele!!Eu tô agora mesmo correndo o Granturismo World Champions!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Ai galera, percebi que alguns manos tão reclamando que terminam o begginer, o professional, etc e aparece a mensagem que não terminou. Preste bastante atenção, pois as taças em bronze(3ºlugar)ficam bem parecidas com ouro(1ºlugar)em algumas TVs.Valeu.

Anônimo disse...

como colocar o driving aids no modo arcade?

Anônimo disse...

antes de começar a corrida na barra embaixo vc encontra o quick tuning

Unknown disse...

Oi galera, eu ganhei um carro ontem o "Mazda 6 Concept 2001", mas eu naum consigo vender nem correr em nenhuma corrida com ele. Eu vi que ele não tem o "Type" que fala se é FF, FW... O que eu tenho que fazer com ele??

Laercio disse...

Bem, vc não deve vender esse carro pois ele é para sa coleção, quando vc estiver com o jogo completo, vc tem que ter todos os carros, se não tiver, não vai ser um jogo completo, espero ter ajudado, já que eu parei de jogar faz mais ou menos 6 meses, tava quase pegando a Formula 1, ai deu Dados Corrompidos, eu parei de jogar e voltei a jogar ontem!!!!!!!
Eu notei que tem pouca gente fazendo comentários, gente comenta aew, dá uma forçinha pro blog valeu!!!!!!!!

Alessandro A. Trindade disse...

olá pessoal.... é o meu primeiro post aqui, encontrei esse blog nesse final de semana e achei muito interessante....

Como eu já tinha jogado o GT2 então eu repeti a estratégia de tirar todas as carteiras antes de começar a correr nos eventos, já corri nos endurances e até tenho o formula na cor azul....

esse formula pode participar de qualquer campeonato que não tenha restrinções...e é muito superior aos outros carros...

o meu carro preferido é o MINOLTA que eu ganhei em um endurance...

Mas agora eu estou com dificuldades nos eventos special conditions.... que são os eventos de rally e senti falta nesse blog de uma materia dando dicas de qual carro usar em cada corrida dos special conditions(rally) se já tiver uma matéria assim, passa o link pra mim, blz?

Laercio disse...

Eu também vim aki agora pra saber disso, qual carro usar nos special conditions(rally), gente ajuda ai, o meu amigo ai de cima e eu estamos querendo saber qual carro usar

Anônimo disse...

se vcs olharem em "guide laps" tem algumas voltas de rally com o mitsubish lancer evolution super rally car , e também na matéria "como ganhar o escudo"

Alessandro A. Trindade disse...

Poxa rick, valew mesmo, a materia do escudo e os videos do lancer rally foram muito úteis....

eu já peguei o jeito com rally e usei nas provas dirt e snow um célica tunado que eu ganhei nas primeiras provas do special events.... valew

Anônimo disse...

ja estou com 50 epoucos % do jogo enão sei que carro usar no euro hot hatch do european events

Anônimo disse...

como libero os carros de minha garagem para o arcade mode???!!!???

Glin8D disse...

eu também não consigo liberar os carros meus para o arcade mode'

voltando laa em cima eu tenhu uma unica formula gt que e o Branco da mobil,eu queria ele e veio na sorte mesmo !

abraços a todos.

Glin8D disse...

Rick,me da dicas dos pneus da sauber mercedes e do minolta por favor, eles são meu preferidos carros, so que os pneus eu não consigo escolher os pneus certos :s


Aguardo uma Resposta!

Anônimo disse...

Olá, sou novo no blog tenho 75,6% do jogo e tenho uma dica p/ ganhar grana.

Material nessessário:
1-Todas as pistas desbloqueaas
2-Fórmula GT
3-Saber jogar em B-spec
4-Tempo de 55 minutos (aprox.)

Como começar:
1-Vá a endurance events
2-Clique em Infineon Raceway
3-Corra em B-spec com seu Fórmula GT
4-Seu Fórmula GT vai aos pits de 9 em 9 voltas
5-A duração daprova é de 2h e 45min com velcidade de 3x o tempo cai para 55 min
6-Após a corrida você ganha 500,000 Crs e um Ford GT 40 LM Race Car que pode ser vendido por 245,000 Crs (aprox.)
7-Assim você ganha 745,000 Crs (aprox.)



Obrigado Rick pelas dicas vlw um abraço João Pedro

Anônimo disse...

Gente, o que seria legal de ver eram builds de carros que o pessoal conseguiu fazer... Tipo, tenho meu MUGEN MOTUL 87, como poderia tunar ele pra ficar mais rapido? E outros carros?

Seria interessante ver isso, builds que deram certo, saca?

Anônimo disse...

Onde eu modifico a aerodinâmica dos carros???

Anônimo disse...

Primeiramente parabéns pelo blog, tá me ajudando muito.Eu gostaria de saber como eu faço pra ter uma largada mais rápida, porque eu reparei que, dependendo do momento que se acelera, a largada muda. Desde já muito obrigado.

Anônimo disse...

eu tenho 28% de jogo completo e de bons carros tenho, nissan motul pitwork, mercedes clk touring car,
mercedes cl gtr race car,
toyota minolta race car, nissan r92cp black car

Anônimo disse...

jógo na versão europeia, tenho um minolta e não sei k fazer com ele não presta.
acho k asseguir ó rally de capri com 265 mil 624 cr do toyota rsc rally, deve-se comprar um ford gt'05 e fazer o stars e stripes e o hot rod muscle cars, espero k isto ajude!

Anônimo disse...

jógo na versão europeia, tenho um minolta e não sei k fazer com ele não presta.
acho k asseguir ó rally de capri com 265 mil 624 cr do toyota rsc rally, deve-se comprar um ford gt'05 e fazer o stars e stripes e o hot rod muscle cars, espero k isto ajude!

Anônimo disse...

desculpem mas mandei duas vezes.

Anônimo disse...

DESCULPEM NÃO TER DITO ANTES,
MAS EU SOU NOVO AQUI NO BLOG
E ESTOU ACHANDO ESTE BLOG INTRESSANTISSIMO, AJUDO-ME Mto.
OBRIGADO!!!!!
TENHO 27.8% DO JOGO E O MEU CARRO PREFERIDO É O MERCEDES CLK TOURING CAR E SE NÃO FOSSE VOCE, RICK, NÃO SABIA QUE PODIA SER USADO EM DEUTSCHE TOUREWAGON MEISTERSCHAFT
SO UMA PERGUNTA:
SE ESSE EVENTO É DA ALEMANHA (DEUTSCHE) PORQUE TA CORRENDO LA O ALFA ROMEO RACE CAR?

Anônimo disse...

continuando...
depois de voce ganhar essas corridas(stars e stripes, hot rod muscle cars)
ganha um chevrolet camaro race car
e um chevrolet chevelle de 1970
com o camaro pode fazer o campeonato general americano (ainda não o fiz mas estou tentando)
e o de carros classicos com o chevelle mas tenham cuidado com o buick, ele e mto rapido!!!!!!!!!

Anônimo disse...

so uma dica o ford gt e capaz de fazer o hot rod em B-spec em 3x mais rápido.
mais tarde usei o ford g em professional events no supercars festival.
e ganhar o cizeta q pode ser usado nos europeans events na festa italiana, acho-o um carro bastante rapido mas assim voce passa sem problemas e depois da festa italiana voce ganha um alfa romeo race car q pode ser vendido por 265mil 624 créditos, já é muito dinheiro.

Anônimo disse...

a seguir voce compra um mercedes sl 65 amg e faz o legends of silver arrow no one make races da mercedes e cuidado com o slr mclaren pois tentem fazer corridas em que ele não apareça.
voce ganha um mercedes clk e depois voce deve tuna-lo a 802 hps e comprar pneus r2 e r3 (que já vêm com o carro) e pôr r2 atrás e
r3 à frente e fazer o (dtm) nos european events e ganha um mercedes clk gtr race car.

Anônimo disse...

a seguir voce compra um mercedes sl 65 amg e faz o legends of silver arrow no one make races da mercedes e cuidado com o slr mclaren pois tentem fazer corridas em que ele não apareça.
voce ganha um mercedes clk e depois voce deve tuna-lo a 802 hps e comprar pneus r2 e r3 (que já vêm com o carro) e pôr r2 atrás e
r3 à frente e fazer o (dtm) nos european events e ganha um mercedes clk gtr race car.

Anônimo disse...

desculpem mas mandei outra vez 2 vezes

Paulo disse...

Cara, no Beginner Events 4WD eu usei a Dodge Ram 1500 q tinha usado nas trucks, ela com 502 cv inda dá 200 A-Spec points, além de ganhar fácil.

Carlos A. disse...

Sou novo no blog e descobri ele faz uns 5 dias , é o melhor site de GT4 que eu já vi na minha vida .
E que quando eu estava jogando , com 85.3% do game completo , passou um helicoptero da Globo , e caiu a energia , pensando que era normal , reiniciei o PS2 , deu Arquivo Corrumpido , é normal ?????

Anônimo disse...

Eu quero saber como tira foto dos carros no meio dos replays

Anônimo disse...

eu gostaria de saber se alguém sabe os dias ou a cada quanto tempo que aparece o LANCIA DELTA EVOLUZIONE 1991' no hall de carros usados, pois é o único carro que falta para mim ter no jogo inteiro.

agradeço se puderem me ajudar!!!

Anônimo disse...

Legal!Ele foi louco que nem eu nas 24h de Nurburgring eu fui de Mazda 787B,já fiz a corrida 3 vezes as outras duas:a segunda de Audi A4 e a terceira que estou fazendo agora ainda com 22:22:00 com a Mercedes CLK Touring Car
P.S:.Na primeira vez ganhei o Fórmula Prata/Preto na segunda o Vermelho a Ferrari e agora quero outro Vermelho pois o que eu tinha deu DATA CORRUPTED e eu o perdi.

Unknown disse...

como fazer para ter todos os carros do granturismo 4

Hasse25 disse...

é só vencer as corridas, ganhar grana e comprar os carros ué . tem também os carros que não podem ser comprados, mas eles são ganhos nas corridas .
Queria saber se tem como aumentar o número de voltas das Family Cups, pois 2 voltas são muito curtas ..
queria saber também onde ganho o Dodge Viper GTS-R Concept, pois não posso comprá-lo e ele não está na lista de carro ganhos aqui do blog .
abraços

lemans disse...

Gabriel,conheco o jogo mas nao sou colaborador do blog.

vamos as duvidas: o viper GTS-R concept é gaanhado na one make race da chrysler,crossfaire trophy

Infelismente nao podemos aumentar as voltas das familis cups.

Unknown disse...

Olá meu nome é Arthur. Estou usando o celular da minha mae.Estou correndo neste exato momento a nurbrurigrim 24h. Não sei escrever o nome. Estou correndo com o AMG MERCEDES CLK GTR e já dei 17 voltas no segundo colocado e já 75 pita stop usei o setup do pescarolo. É pit-stop demais?